00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7823
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Carmen Lúcia de Araújo Paiva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7885301102968819pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Gilson Oliveira dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9220817099269462pt_BR
dc.contributor.referee2Neves, Yara Pereira da Costa e Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6379207800285906pt_BR
dc.creatorAlbuquerque, Marília Bezerra de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9395280086822125pt_BR
dc.date.accessioned2021-05-12T02:18:19Z-
dc.date.available2021-05-11-
dc.date.available2021-05-12T02:18:19Z-
dc.date.issued2020-01-28-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Marília Bezerra de. O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (tdic) na prática pedagógica: analisando as percepções dos professores de uma escola pública estadual de Maceió. 2020. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7823-
dc.description.abstractThe advancement of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) and, consequently, the possibility of fast and dynamic access to information has been the reason for constant changes and challenges in the educational scenario, demanding diversified teaching methods compatible with new forms of learning. This qualitative study was constituted as a case study, in which we sought to analyze the perceptions of seven teachers of a state public school in Maceió about the pedagogical practices with the use of technologies, through the application of a questionnaire as a data collection instrument. The questionnaire found that 100% of teachers use digital technologies as an instrument of pedagogical mediation, because they believe that they significantly help the teaching and learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TICpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia da educaçãopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectTechnology of educationpt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleO uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (tdic) na prática pedagógica: analisando as percepções dos professores de uma escola pública estadual de Maceiópt_BR
dc.title.alternativeThe use of Information and Communication Technologies (ICT) in pedagogical practice: analyzing teachers' practices and perceptions of a state school in Maceiópt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoO avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e, consequentemente, a possibilidade do acesso à informação de maneira rápida e dinâmica têm sido o motivo de constantes mudanças e desafios no cenário educacional, exigindo métodos de ensino diversificados e compatíveis com novas formas de aprendizagem. Este trabalho, de cunho qualitativo, constituiu-se como um estudo de caso, no qual se buscou analisar as percepções de sete professores de uma escola pública estadual de Maceió acerca das práticas pedagógicas com o uso das tecnologias, por meio da aplicação de um questionário como instrumento de coleta de dados. Constatou-se que 100% dos professores utilizam tecnologias digitais como instrumento de mediação pedagógica, pois acreditam que elas auxiliam de forma significativa o processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.