00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7807
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Guilmer Brito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4067835371993636pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Sandney Farias da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1225680037523648pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Alex Vieira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7597072336480313pt_BR
dc.creatorSilva, Givanildo Santos da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7226193701615620pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-30T04:16:33Z-
dc.date.available2022-04-30-
dc.date.available2021-04-30T04:16:33Z-
dc.date.issued2020-03-21-
dc.identifier.citationSILVA, Givanildo Santos da. Uso de TICs e instagram como ferramentas para o ensino de química na educação básica. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7807-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TICpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectCiências naturaispt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectCiências exataspt_BR
dc.subjectTIC (Tecnologia da Informação e comunicação)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleUso de TICs e instagram como ferramentas para o ensino de química na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeUse of ICTs and Instagram as tools for teaching chemistry in basic educationpt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoO ensino das disciplinas ligadas às Ciências Exatas e Naturais, dentre elas a química, historicamente, tem sido fonte de reclamações dos alunos devido a dificuldade de assimilação dos conteúdos. As utilizações de novas práticas metodológicas passam pela comunicação com o desafio de estimular a relação ensino-aprendizagem que possam auxiliar essa interação facilitando o processo. A pesquisa deve-se a necessidade de tornar as aulas mais interessantes e com isso fazer com que os conteúdos sejam abordados de forma mais sucinta e didática. Levando em consideração que a escola não tem eventos que engajem os alunos e outros professores, na área das disciplinas das ciências naturais, principalmente química. Os envolvidos na pesquisa foram os alunos da terceira série do ensino médio do Colégio da Polícia Militar Tiradentes do turno matutino. Por não termos um evento definido no calendário escolar que abrangesse a disciplina de química, a escola sugeriu que fosse feito o Dia D da Química e assim a apresentação e posteriormente para produção de conteúdos que foram disponibilizados em redes sociais, especialmente Instagram, na forma de vídeos e posts. Após a realização desse trabalho foi observada uma enorme aceitação da disciplina por parte dos alunos e ao mesmo tempo instigou outros professores a se engajarem no processo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.