00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7783
Tipo: Dissertação
Título: Genética textual: um estudo acerca das rasuras em manuscritos de alunos recém-alfabetizados, seus tipos e funções
Autor(es): Oliveira, Dayane Rocha de
Primeiro Orientador: Felipeto, Sonia Cristina Simões
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Maria Hozanete Alves de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Maria Francisca Oliveira
Resumo: A presente dissertação analisa as rasuras que surgem em processos de produção textual realizados em sala de aula dos quais participam duas duplas de alunas do 2o ano do ensino fundamental que escrevem colaborativamente e pertencem a uma escola da cidade de Maceió, AL - Brasil e a uma escola da cidade de Aveiro - Portugal, todas com 7 anos de idade, cujos dados foram registrados através do Sistema Ramos, um dispositivo de captura multimodal em tempo e espaço real da sala de aula. Apoiado na Genética textual, apresentaremos e delimitaremos as funções da rasura propostas por Grésillon (1991, 2007), Biasi (1996), Willemart (1993, 1999) e Fabre (1986, 1993, 2004), bem como os tipos de rasura discutidos nos trabalhos de Felipeto (2012, 2019) e Calil (2017, 2019). Através de uma abordagem linguístico-enunciativa, este estudo elege como categorias de análise os tipos e as funções de rasuras, e tem por objetivos: a) analisar e classificar as rasuras que surgem em quatro processos de criação textual, sendo dois produzidos por cada dupla; b) comparar e discutir as nomenclaturas dos tipos e das funções das rasuras já existentes, tendo em vista a variação existente na área; c) verificar quais mais ocorrem, comparando alunos brasileiros com alunos portugueses. Além do Sistema Ramos, também utilizamos como suporte metodológico a escrita colaborativa, neste caso, situação em que dois participantes constroem juntos um único texto, de modo que, antecipadamente, refletem sobre o que irão escrever e discutem durante toda a escrita. O protocolo adotado para a coleta de dados nos dois países foi o mesmo, ou seja, houve a apresentação da consigna, a formação dos professores, o uso dos mesmos métodos na coleta dos dados e orientações em caso de rasura. Os resultados apontam que as funções mais utilizadas pelas duplas são a substituição e a supressão, o que confirma o exposto por Biasi, quando diz que essas duas operações são gestos de escritas mais comuns. A respeito dos tipos, os mais utilizados pelas díades foram: ortográficos, gráficos, textual discursivos, de pontuação, de antecipação, sintáticos e de acentuação, visto que estão trabalhando e refletindo sobre o texto que está sendo produzido.
Abstract: This dissertation analyzes the erasures that arise in textual production processes carried out in the classroom in which two pairs of students from the 2nd year of elementary school participate who write collaboratively and belong to a school in the city of Maceió, AL – Brazil and, to a school in the city of Aveiro - Portugal, all of them are seven years old. Data were recorded using the Ramos System, a multimodal capture device in real time and space in the classroom. Based on Textual Genetics, we will present and delimit the erasure functions proposed by Grésillon (1991, 2007), Biasi (1996), Willemart (1993, 1999) and Fabre (1986, 1993, 2004), as well as the types of erasure discussed in works by Felipeto (2012, 2019) and Calil (2017, 2019). Through a linguistic-enunciative approach, this study, which chooses as categories of analysis erasure types and functions, aims to: a) analyze and classify erasures that arise in four textual creation processes, each two processes produced by each pair; b) compare and discuss the nomenclatures of the types and functions of existing erasures, in view of the existing variation in the area; c) verify which erasures occur more, comparing Brazilian students with Portuguese students. In addition to the Ramos System, we also use collaborative writing as methodological support, in this case, a situation in which two participants build a single text together, so that, in advance, they reflect on what they are going to write and discuss it throughout the writing production. The protocol adopted for data collection in both countries was the same, that is, there was the presentation of the slogan, the training of teachers, the use of the same methods for data collection and guidance in the event of erasure. The results indicate that the functions most used by the pairs are substitution and suppression, which confirms what was exposed by Biasi, when he says that these two operations are more common gestures of writing. Regarding the types, the most used by the dyads were: orthographic, graphics, textual-discursive, punctuation, anticipation, syntactic and accentuation, since they are working and reflecting on the text being produced.
Palavras-chave: Genética textual
Rasuras
Escritos de crianças
Textual genetics
Erasure
School manuscript
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: OLIVEIRA, Dayane Rocha de. Genética textual: um estudo acerca das rasuras em manuscritos de alunos recém-alfabetizados, seus tipos e funções. 2021. 120 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Literatura) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7783
Data do documento: 22-jan-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.