00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7773
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cruz, Daniel Adelino Costa Oliveira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9738522066891266pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Tibana, Adriana Lopes Lisboa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4676498209317114pt_BR
dc.contributor.referee1Pitombeira, Cátia Veneziano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5795698668844195pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Rosycléa Dantas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8321605240777468pt_BR
dc.creatorBatista, Eduarda Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8338171314120305pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-17T01:55:46Z-
dc.date.available2021-04-16-
dc.date.available2021-04-17T01:55:46Z-
dc.date.issued2021-02-09-
dc.identifier.citationBATISTA, Eduarda Alves. Representações da língua inglesa por alunos do ensino fundamental II. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7773-
dc.description.abstractThis work aims to analyze essays carried out by Elementary School students from a public school in a municipality in the state of Alagoas, in order to find out their own representations about the English Language. The classes that I analyzed such essays were from the morning shift: 6th A and B; and the afternoon shift 6th C and 7th C. After reading the essays, I made the identification and analysis by representations, which were exposed by the students in their essays on the English Language. Among the representations, it was found that some students relate the use of this foreign language in their social context and others who do not see the importance of studying it. This research had as theoretical support the notion of representation by Durkheim (1898); Hall (1997); Minayo (1995); Cardoso (2000); Celani and Magalhães (2002); and Moscovici (2003). As well as Santos (2011), in which he did a work on the concepts of representation, citing other authors, such as Carlo Ginzburg (2001) and Nicola Abbagnamo (2007). I also count as a theoretical contribution to this research Branco (2005); Valério (2005); Fernandes (2006); Silva (2008); Pedrosa (2008); Cunha (2008); the work of Stella (2013) and Nascimento (2017). The analysis of the data showed that students who claimed not to use the English language felt unmotivated to learn and those that showed a motivation reported important reasons to learn that language, in addition to reporting daily moments when they use it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Inglês)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectRepresentationpt_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.subjectEnglish languagept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.titleRepresentações da língua inglesa por alunos do ensino fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeRepresentations of english language by elementary school studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo fazer a análise de redações realizadas por alunos do Fundamental II de uma escola pública de um município do estado de Alagoas, com o intuito de levantar suas devidas representações sobre a língua inglesa. As turmas as quais eu analisei tais redações foram do turno matutino: 6o anos A e B e do turno vespertino: 6o e 7o anos C. Após a leitura das redações fiz a identificação e análise por representações, que foram expostas pelos alunos em suas redações sobre a língua inglesa. Dentre as representações, foi verificado que alguns alunos relacionam o uso dessa língua estrangeira em seu contexto social e outros que não veem importância em estudá-la. Esta pesquisa teve como aporte teórico a noção de representação de Durkheim (1898); Hall (1997); Minayo (1995); Cardoso (2000); Celani e Magalhães (2002); e Moscovici (2003). Assim também como Santos (2011), em que ele fez um trabalho acerca dos conceitos de representação citando outros autores, como Carlo Ginzburg (2001) e Nicola Abbagnano (2007). Conto também como aporte teórico para esta pesquisa Branco (2005); Valério (2005); Fernandes (2006); Silva (2008); Pedrosa (2008); Cunha (2008); o trabalho de Stella (2013) e de Nascimento (2017). A análise dos dados evidenciou que os discentes que apresentaram que não usam a língua inglesa, que esses se sentem desmotivados em aprendê-la e os que demostravam uma motivação relataram importantes motivos para se aprender esse idioma, além de relatarem momentos diários em que fazem o uso dela.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Representações da língua inglesa por alunos do ensino fundamental II.pdf681.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.