00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - TEATRO - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7764
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sem moldura
Título(s) alternativo(s): Without frame
Autor(es): Santos, Rozebel Tenório dos
Primeiro Orientador: Gianini, Marcelo
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, Valéria de Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Anunciação, Washington Monteiro da
Resumo: Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal pesquisar o processo de criação e prática da performance Sem Moldura e seus desdobramentos pedagógicos e artísticos, com ênfase nas oficinas realizadas entre os anos 2017 e 2018 nas cidades de Maceió-AL, Icó-CE, São Paulo-SP e Canindé-CE. Desta forma, esta é uma pesquisa de natureza qualitativa, auto-etnográfica, na qual apresento minhas experiências dialogando com os autores, e me aproprio de alguns procedimentos técnicos utilizados em qualquer tipo de pesquisa. Por conseguinte, como aporte teórico utilizo, sobretudo, algumas obras de Augusto Boal, Renato Cohen, Viola Spolin, Valeska Zanello, Patrice Pavis, Friedrich Schiller, Ana Santiago, Libéria Neves e reportagens de alguns sites. No final, apresentarei as contribuições desta pesquisa na minha formação.
Abstract: This work of conclusion of course has as main objective to research the process of creation and practice of the Sem Moldura performance and its pedagogical and artistic theatrical developments, with emphasis on the workshops held between the years 2017 and 2018 in the cities of Maceió-AL, Icó-CE, São Paulo-SP and Canindé-CE. In this way, this is a research of a qualitative nature, autoethnographic, in which I present my experiences dialoguing with the authors, and I appropriate some technical procedures used in various types of research. Therefore, as a theoretical contribution, I mainly use some works by Augusto Boal and reports from some websites. In the end, I will present the contributions of this research in my training.
Palavras-chave: Processo de criação
Performance
Teatro do oprimido
Creation process
Theater of the oppressed
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Teatro
Citação: SANTOS, Rozebel Tenório dos. Sem moldura. 2020. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7764
Data do documento: 6-jul-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - TEATRO - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sem moldura.pdf3.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.