00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7762
Tipo: Dissertação
Título: Experiência do pensamento no ensino de filosofia no nível médio: entre Deleuze e a educação básica brasileira
Título(s) alternativo(s): Experience of thought in teaching philosophy at middle level: between Deleuze and brasilizan basic education
Autor(es): Santos, Angelina Renata Andrade Ribeiro dos
Primeiro Orientador: Menezes, Anderson de Alencar
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee2: Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira
Resumo: A presente pesquisa pretende investigar a temática referente à experiência do pensamento no ensino de filosofia no nível médio da educação básica brasileira. A experiência do pensamento aqui investigada é compreendida à luz da filosofia de Deleuze (2013; 2018), e sendo parte do processo educativo, não está no começo tampouco no fim, está “entre”. Diante disto, temos como objetivos específicos discutir as condições atuais do ensino de filosofia no Brasil com ênfase no ensino médio, reconhecer o ensino de filosofia como problema filosófico, estabelecer relações entre a perspectiva de Deleuze e a experiência do pensamento neste nível de ensino. Para alcançar tais objetivos, o caminho percorrido perpassa por uma geofilosofia, concepção inspirada nos autores Deleuze e Guattari (2010). Tal como uma cartográfica do pensamento filosófico e do ensino de filosofia, a pesquisa tem em seu escopo procedimento bibliográfico, de modo que contempla aspectos referentes à institucionalização do ensino de filosofia no Brasil, tendo como cenário seu panorama histórico, legal e acadêmico; revisão teórica sobre a problemática do pensamento e da filosofia em Deleuze a partir das obras Diferença e Repetição(2018) e O que é a filosofia?(2010),escrita em parceria com Guattari; finalizando com discussão acerca do ensino de filosofia como experiência do pensamento sob a regência das principais categorias encontradas: conceito, identidade e diferença. Para tanto, recorremos a analises acerca dos paradoxos entre aprender e ensinar filosofia, proposições advindas da pedagogia do conceito, e conjuntamente outro olhar sobre o aprender. Identificamos dificuldades marcantes para a consolidação do ensino de filosofia no Brasil, assim como contribuições significativas da perspectiva de Deleuze na produção acadêmica para o ensino de filosofia voltado para o pensamento autônomo, na medida em que ao traçar linhas de fuga para um ensino de (da) filosofia (na diferença), temos, portanto, um ensino de filosofia enquanto experiência do pensamento.
Abstract: The present research intends to investigate the theme referring to the experience of thinking in the teaching of philosophy at the high school level at Brazilian education. The thought experience investigated here is the understood we had according to Deleuze's philosophy (2013; 2018), and being part of the educational process, it is not in the beginning or the end, it is “between”. Considering this, we have as specific objectives to discuss the current conditions of teaching philosophy in Brazil with an emphasis on high school, to recognize the teaching of philosophy as a philosophical problem, to establish relationships between Deleuze's perspective and the experience of thinking at this level of education. In order to achieve these objectives, the path traveled by geophilosophy, a concept inspired by the authors Deleuze and Guattari (2010). As well as a cartographic of philosophical thought and philosophy teaching, the research has in its scope bibliographic procedure, in order that it contemplates aspects referring to the institutionalization of philosophy teaching in Brazil, having as its scenario its historical, legal and academic panorama; theoretical review of the problems of thought and philosophy in Deleuze from the works Difference and Repetition (2018) and What is philosophy? (2010), written in partnership with Guattari; ending with a discussion about the teaching of philosophy as a thought experience under the rule of the main categories found: concept, identity and difference. For that, we resort to analyzes about the paradoxes between learning and teaching philosophy, propositions arising from the pedagogy of the concept, and together another look at the notion of learning. We identified marked difficulties for the consolidation of the teaching of philosophy in Brazil, as well as significant contributions from Deleuze's perspective in academic production for the teaching of philosophy aimed at autonomous thinking, insofar as by drawing escape lines for teaching of philosophy (in difference), therefore, we have a teaching of philosophy as an experience of thought.
Palavras-chave: Experiência do pensamento
Ensino Médio
Deleuze
Ensino de Filosofia
Thinking experience
High school
Philosophy teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Angelina Renata Andrade Ribeiro dos. Experiência do pensamento no ensino de filosofia no nível médio: entre Deleuze e a educação básica brasileira. 2020. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7762
Data do documento: 30-jun-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.