00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mercado, Luís Paulo Leopoldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396pt_BR
dc.contributor.referee1Cruz, Wladia Bessa da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9112099478105369pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Vera Lúcia Pontes dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6719261272234040pt_BR
dc.creatorSilva, Adelson da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0147250245299237pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-13T03:17:32Z-
dc.date.available2021-04-12-
dc.date.available2021-04-13T03:17:32Z-
dc.date.issued2020-03-21-
dc.identifier.citationSILVA, Adelson da. Aprendizagem em programação de jogos: ampliação da cognição, produção criativa e autoral de alunos da educação básica. 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estratégias Didáticas com uso das Tecnologias ) – Centro de educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7729-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TICpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProgramação de Jogospt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.subjectLógicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleAprendizagem em programação de jogos: ampliação da cognição, produção criativa e autoral de alunos da educação básicapt_BR
dc.title.alternativeAprendizaje en programación de juegos: ampliación de la cognición, producción creativa y autoral de estudiantes en educación básicapt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo sustentar que aspectos como cognição, criatividade e autoria podem emergir a partir da exposição do aluno em programação de jogos, apresentando-se como estratégia no processo ensino aprendizagem na educação básica. O tema aqui estudado compreende a análise do Projeto de Extensão “Introdução à Programação para o Desenvolvimento de Jogos” do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), ofertado para alunos do Ensino Fundamental, entre 8 e 14 anos de idade, cuja intenção é relacionar o conhecimento computacional às demais disciplinas escolares e profissionais. Aplicamos como recurso metodológico a abordagem qualitativa, especialmente a análise documental, com a qual observamos algumas atividades executadas nos sistemas Code e Scratch utilizados no referido Projeto. Não obstante, os resultados alcançados revelam que os alunos envolvidos com programação de jogos obtiveram aprendizagens significativas, correlacionadas aos conteúdos escolares, participação efetiva e aprovação satisfatória no Projeto em tela.pt_BR
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