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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7715
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | “Aí eu chegava e via cantano o livro” práticas de leitura em voz alta no Povoado Cancanção (Água Branca – AL): via de acesso à cultura escrita. |
Autor(es): | Gonçalves, Rosilene dos Santos |
Primeiro Orientador: | Matias, Thiago Trindade |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Fábia Pereira da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Márcio Ferreira da |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo analisar as práticas de leitura no Povoado Cansanção, localizado na cidade de Água Branca – AL, por volta da segunda metade do século XX. Nosso interesse de investigação, de fato, se volta a interpretar, especificamente, as práticas de leitura em voz alta ocorridas em chamadas Rodas de conversa. Este estudo foi realizado no Povoado Cansanção por meio de entrevista semiestruturado com o intuito de analisar as práticas de leitura em voz alta. Foram realizadas 2 entrevistas, no período de 13/06/2019 a 23/07/2019. Do ponto de vista da fundamentação teórica, em linhas gerais, baseamo-nos em Galvão (2002, 2003 e 2007), Castillo Goméz (2003), CHARTIER, Roger (1998 e 1945). Quanto aos procedimentos teórico-metodológicos, essa pesquisa se classifica por meio do estudo documental e qualitativo. Por meio deste estudo, foi possível verificar que a literatura em cordel se apresenta com um papel importantíssimo no povoado por mostrar a interação de pessoas letradas e não letradas na hora das Rodas de Conversas. |
Abstract: | A presente pesquisa tem por objetivo analisar as práticas de leitura no Povoado Cansanção, localizado na cidade de Água Branca – AL, por volta da segunda metade do século XX. Nosso interesse de investigação, de fato, se volta a interpretar, especificamente, as práticas de leitura em voz alta ocorridas em chamadas Rodas de conversa. Este estudo foi realizado no Povoado Cansanção por meio de entrevista semiestruturado com o intuito de analisar as práticas de leitura em voz alta. Foram realizadas 2 entrevistas, no período de 13/06/2019 a 23/07/2019. Do ponto de vista da fundamentação teórica, em linhas gerais, baseamo-nos em Galvão (2002, 2003 e 2007), Castillo Goméz (2003), CHARTIER, Roger (1998 e 1945). Quanto aos procedimentos teórico-metodológicos, essa pesquisa se classifica por meio do estudo documental e qualitativo. Por meio deste estudo, foi possível verificar que a literatura em cordel se apresenta com um papel importantíssimo no povoado por mostrar a interação de pessoas letradas e não letradas na hora das Rodas de Conversas. |
Palavras-chave: | Prática de leitura Leitura coletiva Roda de conversa Oralidade Povoado Cansanção - Água Branca - Alagoas |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Português) |
Citação: | GONÇALVES, Rosilene dos Santos. “Aí eu chegava e via cantano o livro” práticas de leitura em voz alta no Povoado Cancanção (Água Branca – AL): via de acesso à cultura escrita. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7715 |
Data do documento: | 29-dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
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