06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7703
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Ana Cristina Conceição-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0129621604933538pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Maria Aparecida-
dc.contributor.referee2Pavezi, Marilza-
dc.creatorSilva, Tailde Correia da-
dc.date.accessioned2021-03-24T15:51:09Z-
dc.date.available2021-03-24-
dc.date.available2021-03-24T15:51:09Z-
dc.date.issued2020-09-24-
dc.identifier.citationSILVA, Tailde Correia da. A gestão democrática em uma escola indígena. 2020. 120 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7703-
dc.description.abstractThis course conclusion paper presents the relationships present in the educational space, with the objective of analyzing how the democratic management of an indigenous school takes place, aiming at partnership relations with the community, based on the school and social dual, specifically in an Indigenous State School, located in the village of Ouricuri, municipality of Pariconha in the highlands of Alagoas. It is important to emphasize the interaction between school and community, assuming the teaching and learning process developed in the village Jeripankó, so we go through the specificities of differentiated education that is based on local history and culture. In this way, indigenous peoples carry with them a sense of education, caused by the exchange of knowledge from their elders, but contemporaneity requires the systematization of teaching, as a result, they seek respect, visibility and equality. To the methodological procedures we developed a qualitative, exploratory and bibliographic study that directed all data collection, which we conducted the research through semi-structured interviews, based on theoretical foundations referenced by: Bastos, 2005, Brazil, 1998, Brazil, 2004, Gadotti, 2014, Lück, 2009, Vasconcellos, 1982, Cury, 2005, Picanço, 2012, Silva 2016, among others. Therefore, it can be seen that the search for democracy within a village simultaneously intertwines rights and duties in view of a partnership of multicultural respect for knowledge coming from the force of nature and the community.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectAldeia Jeripankópt_BR
dc.subjectPariconha - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleA gestão democrática em uma escola indígenapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso apresenta as relações presentes no espaço educacional, tendo por objetivo analisar como acontece a gestão democrática de uma escola indígena nas relações de parcerias com comunidade, especificamente em uma Escola Estadual Indígena, situada na aldeia Ouricuri, município de Pariconha, alto sertão alagoano. É importante enfatizar a interação entre escola e comunidade pressupondo o processo de ensino e aprendizagem desenvolvida na aldeia Jeripankó, assim percorremos sob as especificidades do ensino diferenciado que tem como base a história e cultura local. Dessa forma, os povos originários indígenas carregam em si um sentido de educação, ocasionada pela troca de conhecimentos vindo dos mais velhos, mas a contemporaneidade exige a sistematização do ensino, em função disto, buscam respeito, visibilidade e igualdade. Nos procedimentos metodológicos desenvolvemos um estudo de cunho qualitativo, exploratória e bibliográfica que direcionou todo levantamento de dados e utilizamos como técnica entrevistas semi-estruturadas, fundamentando-se em embasamentos teóricos referenciados por: Bastos, 2005; Brasil, 1998, 2004; Gadotti, 2014; Lück, 2009; Vasconcellos, 1982; Cury, 2005; Picanço, 2012; Silva 2016; entre outros. Portanto, vê-se que a busca pela democracia dentro de uma aldeia entrelaça simultaneamente direitos e deveres em vista de uma parceria de respeito multicultural aos saberes vindos da força da natureza e da comunidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A gestão democrática em uma escola indígena.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.