06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7701
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Márcio Ferreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8066260188610480pt_BR
dc.contributor.referee1Massmann, Débora Raquel Hettwer-
dc.contributor.referee2Matias, Thiago Trindade-
dc.creatorSantana, Herlanne Nayara do Nascimento-
dc.date.accessioned2021-03-23T16:21:13Z-
dc.date.available2021-03-23-
dc.date.available2021-03-23T16:21:13Z-
dc.date.issued2020-09-25-
dc.identifier.citationSANTANA, Herlanne Nayara do Nascimento. De narrativas, de poemas e de relatos de memórias: práticas de letramentos literários no PIBID - língua portuguesa. 2020. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7701-
dc.description.abstractThe content of literature is reduced in the school area, where the emphasis is on grammar, and this makes one run away from the idea of working with literature as a means of reflection for the reader. Therefore, literary literacy seeks to lead students to reflect on the text and build their knowledge, also relating to their knowledge of the world. This research, of a theoretical- methodological-qualitative nature, aims to analyze the activities carried out during the experience of the Institutional Program for Teaching Initiation (PIBID) of the Federal University of Alagoas - Campus Sertão, in the years 2016 - 2018, raising relevant reflections on the genre short story, poetry and memory stories combined with the practice of literary literacy, which promotes a distinct experience in front of the text, expanding the meanings and establishing relationships with reality. In addition to thinking about how these practices would be inserted in society and whether the school is approaching or distancing itself from teaching these subjects, and also revisiting documents that discuss the teaching of literature, such as PCNs and BNCC. Soares (2012, 2014), Kleiman (1995), Street (2014) and Cosson (2016) were used to support the research and discuss the literacy practices (s), especially literary literacy. This research hopes to contribute to thinking about teaching literature in the classroom, contemplating literary literacy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBIDpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Alagoas - UFALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.titleDe narrativas, de poemas e de relatos de memórias: práticas de letramentos literários no PIBID - língua portuguesapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO conteúdo de literatura é reduzido no espaço escolar, em que a tônica é a gramática, e isso faz com que se fuja da ideia de se trabalhar a literatura como um meio de reflexão do ser leitor. Diante disso, o letramento literário busca levar o estudante a refletir sobre o texto e construir seus conhecimentos, relacionando, também, ao seu conhecimento de mundo. Esta pesquisa, de cunho teórico-metodológico-qualitativa, tem por objetivo analisar as atividades realizadas durante a experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão, nos anos de 2016 – 2018, suscitando reflexões relevantes sobre os gêneros conto, poesia e relatos de memória aliados a prática do letramento literário, que promove uma experiência distinta frente ao texto, ampliando os sentidos e estabelecendo relações com a realidade. Além de pensar como essas práticas estariam inseridas na sociedade e se a escola está se aproximando ou se distanciando de letrar esses sujeitos, e, também, revisitando documentos que discutem o ensino da literatura, como os PCNs e a BNCC. Para fundamentar a pesquisa e discorrer sobre as práticas de letramentos(s), principalmente o letramento literário, foram utilizados Soares (2012, 2014), Kleiman (1995), Street (2014) e Cosson (2016). Esta pesquisa espera contribuir para se pensar um ensino de literatura em sala de aula contemplando o letramento literário.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.