06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7697
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos Filho, Ismar Inácio dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5495753889796333pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Cezar Alexandre Neri-
dc.contributor.referee2Silva, Maria Izânjila da-
dc.creatorAlmeida, Petrânia Alves de-
dc.date.accessioned2021-03-22T11:56:18Z-
dc.date.available2021-03-22-
dc.date.available2021-03-22T11:56:18Z-
dc.date.issued2020-11-05-
dc.identifier.citationALMEIDA, Petrânia Alves de. Educação linguístico-morfológica em livros didáticos de língua portuguesa em 3º, 4º, e 5º ano do ensino fundamental. 2020. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7697-
dc.description.abstractThe present work deals with morphology, exposing how the contents belonging to this level of linguistic analysis are presented in textbooks. For this, we seek to analyze whether textbooks expose the morphological contents according to the morphology we see today, a comprehensive morphology, which takes into account the linguistic aspects linked to social contexts. From observations experienced about the teaching of morphology at school, we have seen an erasure in the content that deals with linguistic uses. Therefore, we seek to expose and discuss the morphology brought by textbooks, understanding what the morphological teaching at school is based on. The corpus is a set of Portuguese, 3rd, 4th and 5th grade didactic books of elementary school. The research is qualitative and exploratory. Our work consists of four chapters. The first chapter is the Introduction, in which we presente our objective and methodology worked on in the construction of the research. In the second chapter, we discuss concepts related to Morphology, the development of morphological studies, notes about the word, elements that make up its structure and formation and two morphological phenomena. In the third chapter, we deal with how teaching about morphology is presented at school, with questions about how it should be so that there is better learning. And in the fourth chapter, we analyzed the textbooks, mentioning the content presented in the material in relation to linguistic-morphological teaching.To support our research, we spoke with the following authors: Antunes (2003; 2012; 2014), Avelar (2017), Basílio (2009; 2011; 2013), Bakhtin (2003), Batista (1997), Batista (2011), Bittencourt (2014), BNCC (2018), Botelho (2007), Buranello (2008), Cardoso and Cobucci (2014), Carone (1988), Fernandes (2009), Fiorin (2008), Gonçalves (2019), Lobato and Ferreira ( 2015), Mizukami (1986). Moreira (2006), Murano (2014), Neto (2009; 2012), PCNs (1997) and (1998), Rocha (2008), Rojo and Cordeiro (2004), Sá & Silva (2017), Santos Filho (2016; 2018; 2020), Stella (2005) and Travaglia (2003).The considerations are that the morphology presented in the analyzed textbooks takes a perspective more focused on grammar-normative than on a linguistic-enunciative approach.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino linguístico-morfológicopt_BR
dc.subjectMorfologiapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.titleEducação linguístico-morfológica em livros didáticos de língua portuguesa em 3º, 4º, e 5º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta discussões a respeito da Morfologia, expondo como os conteúdos pertencentes a esse nível de análise linguístico é apresentado em livros didáticos. Para isso, buscamos analisar se os livros didáticos expõem os conteúdos morfológicos de acordo com a morfologia que vemos hoje, uma morfologia abrangente, que leva em consideração os aspectos linguísticos ligados a contextos sociais. A partir de observações vivenciadas acerca do ensino de morfologia na escola, temos visto um apagamento nos conteúdos que trata dos usos linguísticos. Então, procuramos expor e discutir sobre a morfologia trazida pelos livros didáticos, entendendo em que se pauta o ensino morfológico na escola. O corpus é um conjunto de livros didáticos de Língua Portuguesa, de 3o, 4o e 5o ano do ensino fundamental. A pesquisa é qualitativa de cunho exploratória. Nosso trabalho se configura em quatro capítulos. O primeiro capítulo é a Introdução, no qual apresentamos nosso objetivo e metodologia trabalhada na construção da pesquisa. No segundo capítulo, abordamos conceitos referente à Morfologia, o desenvolvimento dos estudos morfológicos, apontamentos acerca da palavra, elementos que compõem sua estrutura e formação e dois fenômenos morfológicos. No terceiro capítulo, tratamos de como o ensino a respeito da morfologia é apresentado na escola, com questionamentos de como deveria ser para que haja melhor aprendizado. E no quarto capítulo, analisamos os livros didáticos, fazendo menção ao conteúdo apresentado no material em relação ao ensino linguístico-morfológico. Para fundamentar a pesquisa, dialogamos com os seguintes autores: Antunes (2003; 2012; 2014), Avelar (2017), Basílio (2009; 2011; 2013), Bakhtin (2003), Batista (1997), Batista (2011), Bittencourt (2014), BNCC (2018), Botelho (2007), Buranello (2008), Cardoso e Cobucci (2014), Carone (1988), Fernandes (2009), Fiorin (2008), Gonçalves (2019), Lobato e Ferreira (2015), Mizukami (1986). Moreira (2006), Murano (2014), Neto (2009; 2012), PCNs (1997) e (1998), Rocha (2008), Rojo e Cordeiro (2004), Sá & Silva (2017), Santos Filho (2016; 2018; 2020), Stella (2005) e Travaglia (2003). As considerações são que a morfologia apresentada nos livros didáticos analisados assume uma perspectiva mais voltada para a gramática-normativa do que para uma abordagem linguística-enunciativa.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.