00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7692
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Cheila Francett Bezerra Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9946123939520428pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Isnaldo Isaac-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8346517003296057pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Amauri da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673pt_BR
dc.creatorSantos, Jackson José Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6058041644384742pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-18T16:04:29Z-
dc.date.available2021-03-18-
dc.date.available2021-03-18T16:04:29Z-
dc.date.issued2019-02-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Jackson José Silva. O uso do lúdico como instrumento do ensino de matemática no ensino fundamental II. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática a Distância) – Instituto de Matemática, Universidade Aberta do Brasil, Universidade Federal de Alagoas, Maragogi, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7692-
dc.description.abstractThe present work deals with a research developed on the use of play games as a teaching / learning instrument of mathematics in elementary education II, understanding that the development of a dynamic and interactive practice is fundamental for meaningful learning and, at the same time, the student gets closer to the discipline. Qualitative bibliographical review is used as method, developing the work from the bibliographic exploration of books and scientific publications that approaches the subject or is related to it, in trustworthy sites in order to maintain the originality and magnification of the quality of the study developed. With the objective of recognizing the importance of the use of play games and their influence on teaching / learning of mathematics in elementary education II. Mathematical discipline is always seen by several students as a difficult and challenging discipline, so it is possible to perceive in playful games the possibility of facilitating mathematical learning, and at the same time, instigating students' liking for this discipline, and with that, the increase of their school performance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemática Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectJogos lúdicospt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectPlayful gamespt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleO uso do lúdico como instrumento do ensino de matemática no ensino fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeThe use of ludicial as an instrument for teaching mathematics in fundamental education IIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda uma pesquisa desenvolvida sobre a utilização dos jogos lúdicos como instrumento de ensino/aprendizagem da matemática no ensino fundamental II, compreendendo que o desenvolvimento de uma prática dinâmica e interativa é fundamental para que haja um aprendizado significativo e, ao mesmo tempo, o aluno aproxime-se mais da disciplina. Utiliza-se como método a revisão bibliográfica qualitativa, desenvolvendo o trabalho a partir da exploração bibliográfica de livros e publicações científicas que aborda a temática ou está relacionada à ela, em sites fidedignos a fim de manter a originalidade e ampliação da qualidade do estudo desenvolvido. Com o objetivo de reconhecer a importância da utilização dos jogos lúdicos e sua influência no ensino/aprendizagem da matemática no ensino fundamental II. A disciplina matemática sempre é vista por diversos alunos como uma disciplina difícil e desafiadora, assim, percebe-se nos jogos lúdicos a possibilidade de facilitar a aprendizagem matemática, e ao mesmo tempo, a instigação do gosto dos alunos por essa disciplina, e com isso, o aumento do seu desempenho escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso do lúdico como instrumento do ensino de matemática no ensino fundamental II..pdf416.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.