Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7684
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A relevância da aula de campo no ensino da Geografia |
Autor(es): | Melo, Juliana Costa |
Primeiro Orientador: | Silva, Gilcileide Rodrigues da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Paulo Rogério de Freitas |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pinto, Kinsey Santos |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo investigar o entendimento dos alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Judith Paiva sobre o trabalho de campo no ensino da Geografia. A metodologia utilizada adota uma abordagem de cunho qualitativo, a coleta de dados se deu por meio de entrevistas não-diretivas. Foi feito uma revisão bibliográfica destacando os principais autores tais como: Furlan (2005), Tomita (1999), Castrogiovanni (2000), Pontuschka; Lopes (2010), Azambuja (2012), Justen; Carneiro (2009), Zancanarro; Carneiro (2009), Sales (2007) que estudam o trabalho de campo e o ensino da Geografia. Esse arcabouço teórico fundamenta a análise dos dados coletados. Os resultados indicam que os alunos destacam a importância do trabalho de campo, no entanto, esse trabalho não vem se fazendo presente na realidade das aulas de Geografia. As aulas vêm sendo desenvolvidas apenas no ambiente da sala de aula por meio de métodos tradicionais com a utilização do livro didático. |
Abstract: | This article to investigate the understanding of 9th grade students elementary school of the Municipal School Judith Paiva on the field work in the teaching of Geography. The methodology used adopts a qualitative approach, the collection of data was given through non-directive interviews. A bibliographic review was carried out highlighting the main authors such as: Furlan (2005), Tomita (1999), Castrogiovanni(2000), Pontuschka; Lopes (2010), Azambuja (2012), Justen; Carneiro (2009), Zancanarro; Carneiro (2009), Sales (2007) who study fieldwork and the teaching of Geography. That theoretical framework underlies the analysis of the collected data. The results indicate that students highlight the importance of fieldwork, however, this work does not come if being present in the reality of Geography classes. Classes have been developed only in the classroom environment using traditional methods using the book didactic. |
Palavras-chave: | Geografia Ensino Aula de campo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia Ensino a Distância |
Citação: | MELO, Juliana Costa. A relevância da aula de campo no ensino da Geografia. 2020. [23] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curso de Licenciatura em Geografia EAD, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7684 |
Data do documento: | 14-mai-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A relevância da aula de campo no ensino da Geografia.pdf | 520.53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.