00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7665
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maurício, Cleydner Marques de Magalhães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1149404022685972pt_BR
dc.contributor.referee1Lages, André Maia Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2806933133676593pt_BR
dc.contributor.referee2Antunes, Verônica Nascimento Brito-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4398250179191454pt_BR
dc.creatorLins, Marcelo Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9081069553538086pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-12T18:55:09Z-
dc.date.available2021-03-12-
dc.date.available2021-03-12T18:55:09Z-
dc.date.issued2020-07-14-
dc.identifier.citationLINS, Marcelo Santos. Análise da demanda pelo transporte coletivo por ônibus de Maceió. 2020. 82 f. Trabalho de Conclusão Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Curso de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7665-
dc.description.abstractThe proposal of this work is to approach a pertinent theme in the life of the urban citizen of Maceió, the strong relationship with urban public transport, the modal by bus. The non-use of the modality implies negative externalities, both for the user of the public transport system and for the user of another modals, such as individual transport. By means of bibliographic research, using the work of authors from the transportation area and data analysis in the GRETL software. The research compared theories related to the demand for public transport with the bus operations of the Maceió system. Atypical of a city with low income level in relation to the national average, the population of Maceió presented a behavior in which the bus presents itself as well inferior, the quality of the service is a more important factor than the price of the fare. Thus, with the increase in the income level of a more part of the population of Maceió, the tendency to migrate to individual transport arises, this can also explain the behavior of semi-public transport, only the transport per application with its flexibility in price and quality, can influence part of the demand for transport by Maceió. Contextualized here through the behavior of demand for public transport and analysis of effects that may associated with decreased demand as analyzed data. To create new propositions and refute any existing before, and if possible to determine factor the consumer's preference about bus transportation. Maceió counts on the presence of the railway modal, but it does not have its true potential explored, overloading the functions of the bus, and as a consequence, public transport becomes an inferior goods of according to the microeconomics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDemanda (Teoria ecônomica)pt_BR
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.subjectÔnibuspt_BR
dc.subjectTransport publicpt_BR
dc.subjectBuspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleAnálise da demanda pelo transporte coletivo por ônibus de Maceiópt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the demand for public transport by bus from Maceiópt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA proposta deste trabalho é abordar um tema pertinente na vida do cidadão urbano maceioense,a forte relação com o transporte público urbano, principalmente o modal por ônibus. A não utilização do modal implica em externalidades negativas, tanto para o próprio usuário do sistema de transporte público, quanto para o usuário de outros modais, como é o caso do transporte individual. Por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando obra de autores da área de transporte, quanto por análise de dados por meio do software GRETL. Foram realizadas comparações das teorias relacionadas a demanda pelo transporte público, com os comportamentos presentes no sistema urbano de Maceió. Atípico de um município com baixo nível de renda em relação à média nacional, a população de Maceió apresentou um comportamento em que o ônibus se assemelha a um bem inferior, onde a qualidade do serviço é um fator mais importante do que o preço da tarifa. Portanto, com o aumento do nível de renda de uma parcela cada vez maior da população de Maceió, surge a tendência de migração para o transporte individual, isso também pode explicar o comportamento do transporte semipúblico onde apenas o transporte por aplicativo, com sua flexibilidade em preço e qualidade, consegue influenciar significativamente parte da demanda pelo transporte em Maceió. Contextualizada aqui por meio do comportamento da demanda pelo transporte público, e da análise dos efeitos que podem estar associados a diminuição da demanda conforme os dados analisados. A fim de criar novas proposições e se possível refutar alguma hipótese existente, para então traçar um possível fator que determine a preferência do consumidor com relação ao transporte por ônibus. Embora Maceió conte com a presença do modal ferroviário, o mesmo não tem seu verdadeiro potencial explorado, sobrecarregando as funções do ônibus, e como consequência o transporte público torna-se um bem inferior conforme a microeconomia.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise da demanda pelo transporte coletivo por ônibus de Maceió.pdf2.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.