00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - DANÇA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7653
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Projeto 11.645 motivos- dança e oralidade em busca do cumprimento da lei.
Título(s) alternativo(s): Project 11.645 reasons – dance and orality in search of compliance with the law.
Autor(es): Silva, Éric Pascoal da
Primeiro Orientador: Lima, Noemi Mello Loureiro
metadata.dc.contributor.referee1: Silva Filho, José Acioli da
metadata.dc.contributor.referee2: Assunção, Washington Monteiro da
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar, como pesquisa qualitativa, uma experiência docente desenvolvida em duas escolas da rede municipal e mais duas escolas da rede estadual de educação de Maceió. Esta experiência se deu a partir do Projeto “11.645 Motivos” do Edital Programa de Ações Afirmativas Maninha Xukuru Kariri e Zumbi 2016. O projeto foi coordenado pelos professores Doutores Ivanildo Piccoli e Toni Edson. Através das palestras, oficinas de dança afro, cine axé (em parceria com o projeto “Cine Axé” do professor José Acioli) e contações de histórias afro-ameríndias, foram feitas provocações para professores e estudantes. Partindo das oficinas de dança como principal pilar, associamos a oralidade e o audiovisual para pensar formas de aplicação da lei 11.645/2008. O Projeto teve como base a revista Kulé Kulé: Visibilidades Negras e o livro Discutindo Etnicidades: alimentação, afro religiosa, percursos intelectuais negros, políticas linguísticas e adornos indígenas. Para essa escrita contaremos no primeiro capítulo com referências de Lucimar Dias (2004); Carlos Cury (2000) e Vera Lopes (2003); no segundo capítulo com referências de Toni Santos (2015) e Bruno Cavalcanti (2006); no terceiro capítulo com referências de Amanda Lima (2011) e no quarto capítulo com referências de Rosália Duarte (2011). Por meio dessa pesquisa-ação buscou-se compreender os desafios docentes na implementação de práticas multiculturais através da Lei 11.645/2008. Esse trabalho tem a conclusão que as escolas da Rede Pública de ensino do bairro do Jacintinho não aplicam a Lei Federal 11.645/08, a não ser nas datas comemorativas de 19 de abril e 20 de novembro. As escolas que receberam a aplicação do Projeto “11.645 Motivos” não se mantiveram com os debates sobre a temática afro-ameríndia.
Abstract: This research aims to analyze, as a qualitative research, a teaching experience developed in two schools in the municipal network and two more schools in the state education network of Maceió. This experience took place from the Project “11,645 Motivos” of the Affirmative Action Program Edital Maninha Xukuru Kariri and Zumbi 2016. The project was coordinated by professors Doctors Ivanildo Piccoli and Toni Edson. Through lectures, afro dance workshops, cine axé (in partnership with the “Cine Axé” project by professor José Acioli) and African-American storytelling, provocations were made for teachers and students. Starting from the dance workshops as the main pillar, we associate orality and audiovisual to think about ways of applying Law 11,645 / 2008. The Project was based on the magazine Kulé Kulé: Visibilidades Negras and the book Discussing Ethnicities: food, Afro-religious, black intellectual paths, linguistic policies and indigenous adornments. For this writing, we will count in the first chapter with references by Lucimar Dias (2004); Carlos Cury (2000) and Vera Lopes (2003); in the second chapter with references by Toni Santos (2015) and Bruno Cavalcanti (2006); in the third chapter with references by Amanda Lima (2011) and in the fourth chapter with references by Rosália Duarte (2011). Through this action research, we sought to understand the teaching challenges in implementing multicultural practices through Law 11.645 / 2008. This work has the conclusion that public schools in the Jacintinho neighborhood do not apply Federal Law 11.645 / 08, except on the commemorative dates of April 19 and November 20. The schools that received the application of the “11,645. This work has the conclusion that public schools in the Jacintinho neighborhood do not apply Federal Law 11.645 / 08, except on the commemorative dates of April 19 and November 20. The schools that received the application of the “11,645 Motives” Project did not continue with the debates on the African-American theme.
Palavras-chave: Dança
Dança afro
Contação de história
Revista Kulé Kulé
lei 11.645/2008
Currículo multicultural
Dance
Afro dance
Storytelling
Kulé Kulé Magazine
Law 11;645/2008
Multicultural curriculum
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Dança
Citação: SILVA, Éric Pascoal da. Projeto 11.645 motivos – dança e oralidade em busca do cumprimento da lei. 2020. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7653
Data do documento: 26-mai-2020
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