00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7652
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Araújo, Ronaldo Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3328212638040851pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Nelma Camêlo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2476575812399947pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Alexandre Nunes da-
dc.creatorSilva, Antônio José da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1560373588797667pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-24T06:03:38Z-
dc.date.available2021-02-23-
dc.date.available2021-02-24T06:03:38Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.citationSILVA, Antônio José da. O uso do Instagram pelas bibliotecas universitárias da região nordeste do Brasil. 2020. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Biblioteconomia) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7652-
dc.description.abstractIt presents the use of Instagram's social network as a digital tool for disseminating information e service offer from university libraries in the northeast region of Brazil. Discusses the historical emergence of university libraries, their function and importance as a teaching and research institution. Addressesthe need and importance of social networks as an indispensable tool in university libraries, given the globalization that the networked society is undergoing as a result of the great advance of information technology in this 21st century. Reports that libraries, like other man-made institutions, have suffered with historical, cultural, political, social and technological impact, thus considering the natural evolution, starting to absorb and reflectthis impact naturally. It argues that in the context of the use of social networks, the use of Instagram by university libraries makes it possible to maintain in real time information of interest to its users, thus socializing its products and services, forcing the librarian to rethink his way of performing his work, having as a consequence the redefinition of his daily activities, aiming at satisfactorily meeting the information needs available in his information unit. Uses as methodology the exploratory research, with qualitative approach and descriptive character. Analyzes the professional profile of Instagram account managers of the university libraries under study, the frequency and content of the posts of these information units in Instagram. Based on the results obtained it became evident the importance of the use of Instagram social network by university libraries, in order to be of great use for the dissemination and sharing of information between the information unit and users.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Biblioteconomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectFerramenta digitalpt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectBibliotecas Universitáriaspt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subjectDigital toolpt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectUniversity librariespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.titleO uso do instagram pelas bibliotecas universitárias da região nordeste do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeThe use of instagram of Brazilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoApresenta o uso da rede social Instagram como ferramenta digital de disseminação de informação e oferta de serviços das bibliotecas universitárias da região nordeste do Brasil. Discorre sobre o surgimento histórico das bibliotecas universitárias, sua função e importância como instituição de ensino e pesquisa. Aborda a necessidade e importância das redes sociais como ferramenta indispensável nas bibliotecas universitárias, haja vista a globalização que a sociedade em rede se encontra em decorrência do grande avanço da informática nesse século XXI. Relata que as bibliotecas como outras instituições criadas pelo homem, sofreram com impacto histórico, cultural, político, social e tecnológico, considerando assim a evolução natural, passando a absorver e a refletir esse impacto naturalmente. Argumenta que no contexto do uso de redes sociais, o uso do Instagram pelas bibliotecas universitárias possibilita manter em tempo real informações de interesse de seus usuários, socializando dessa forma seus produtos e serviços, forçando o bibliotecário a repensar sua forma de executar seu trabalho, tendo como consequência a redefinição de suas atividades diárias, visando dessa forma atender satisfatoriamente as necessidades informacionais disponíveis em sua unidade de informação. Utiliza como metodologia a pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e caráter descritivo. Analisa o perfil profissional dos gestores das contas de Instagram das bibliotecas universitárias em estudo, a frequência e o conteúdo das postagens dessas unidades de informação no Instagram. Com base nos resultados obtidos ficou evidente a importância do uso da rede social Instagram pelas bibliotecas universitárias, tendo em vista ser de grande utilidade para disseminação e compartilhamento de informação entre a unidade de informação e os usuários.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso do Instagram pelas bilbiotecas universitárias da região nordeste do Brasil.pdf3.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.