Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7627
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mendonça, Fernando Antônio Cavalcante | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8147664686175269 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Elisa Fonseca Sena e | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Viviane de Oliveira | - |
dc.creator | Anjos Júnior, Adelmo Lima dos | - |
dc.creator | Mendonça, José Ailton Cavalcante | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-23T13:23:48Z | - |
dc.date.available | 2021-02-23 | - |
dc.date.available | 2021-02-23T13:23:48Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-09 | - |
dc.identifier.citation | ANJOS JÚNIOR, Adelmo Lima dos; MENDONÇA, José Ailton Cavalcante. A aprendizagem das quatro operações através da aplicação dos jogos bingo aritmético e caminhada matemática no hexágono em turmas do 5º ano do ensino fundamental em uma escola municipal: um estudo de caso. 2020. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7627 | - |
dc.description.abstract | This paper has as main objective to suggest the application of mathematical games to facilitate students' learning, using the games Arithmetical Bingo and Mathematical Walk in the Hexagon, which deal with the four operations of Arithmetic, applied in a class of the 5th year of a public school located in the rural area of the city of São José da Tapera - AL. It also aims to contribute so that the mathematics classes are more playful and more profitable, both for the teacher and for the students. It is intended to facilitate, for the teacher, the choice of a game or game, in order to use it as a pedagogical resource in the classroom, facilitating the learning of the four operations, mainly in classes that have greater needs to advance in this knowledge. The opinions of authors that deal with the use of games as pedagogical resources are brought, and finally an analysis of the positive and negative points of the chosen activities was made. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Matemática Ensino a Distância | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Aritmética | pt_BR |
dc.subject | Quatro operações | pt_BR |
dc.subject | Bingo Aritmético | pt_BR |
dc.subject | Caminhada Matemática | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | A aprendizagem das quatro operações através da aplicação dos jogos bingo aritmético e caminhada matemática no hexágono em turmas do 5º ano do ensino fundamental em uma escola municipal: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo principal sugerir a aplicação de jogos e brincadeiras matemáticas para facilitar o aprendizado dos alunos, utilizando os jogos Bingo Aritmético e Caminhada Matemática no Hexágono, que versam sobre as quatro operações da Aritmética, aplicados em uma turma do 5o ano de uma escola pública localizada na zona rural da cidade de São José da Tapera – AL. Objetiva-se também contribuir para que as aulas de Matemática sejam mais lúdicas e mais proveitosas, tanto para o professor quanto para os alunos. Pretende-se facilitar, para o professor, a escolha de algum jogo ou brincadeira, a fim de utilizar como recurso pedagógico em sala de aula, facilitando a aprendizagem das quatro operações, principalmente nas turmas que possuem maiores necessidades para avançarem neste conhecimento. São trazidas as opiniões de autores que versam sobre o uso dos jogos como recursos pedagógicos, e por fim feita uma análise dos pontos positivos e negativos das atividades escolhidas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - MATEMÁTICA EAD - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.