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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7626
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Santos, Valci Melo Silva dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1658899224874430 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida , Giseliane Medeiros | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Luciene Amaral da | - |
dc.creator | Braz, Poliana Santana | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-23T12:52:18Z | - |
dc.date.available | 2021-02-23 | - |
dc.date.available | 2021-02-23T12:52:18Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-20 | - |
dc.identifier.citation | BRAZ, Poliana Santana. Avanços e desafios da educação infantil: o caso do município de Glória, no sertão baiano. 2020. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7626 | - |
dc.description.abstract | This monographic work aims to investigate the advances and challenges of public policies aimed at Early Childhood Education in the municipality of Glória, in the Sertão Baiano, with a focus on training and recruiting professionals to work in the first stage of education. To this end, we use bibliographic research, documentary research and case study as methodology. We used data collection instruments such as interviews and questionnaires with educational managers in the city. Throughout the work, we demonstrated that childhood has undergone several conceptions since the Middle Ages, leaving a process of denial and disciplining until reaching the recognition of social law, thus enabling changes in educational institutions. Based on this reflection on the importance of social historical construction in relation to the concept of childhood, we investigated teacher training and professional recruitment in the Glória municipal school system, showing that the municipality managed to advance in relation to the expansion of places in daycare centers and the decentralization of multiseries classes. Finally, we conclude that the municipality presents important advances in guaranteeing the right to Early Childhood Education, although challenges that still require special attention for na effective guarantee of education as a right for all still persist. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Sertão baiano | pt_BR |
dc.subject | Glória - Bahia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Avanços e desafios da educação infantil o caso do município de Glória, no sertão baiano | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho monográfico tem por objetivo investigar os avanços e os desafios das políticas públicas voltadas para a Educação Infantil no município de Glória, no Sertão Baiano, com foco na formação e no recrutamento de profissionais para atuação na primeira etapa de ensino. Para tal, utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e o Estudo de caso. Fizemos uso de instrumentos de coleta de dados como entrevistas e aplicação de questionários com gestores educacionais do município. Ao longo do trabalho, demonstramos que a infância passou por várias concepções desde a Idade Média, saindo de um processo de negação e disciplinamento até alcançar o reconhecimento de direito social, possibilitando, assim, mudanças nas instituições de ensino. A partir dessa reflexão sobre a importância da construção histórico social em relação ao conceito de infância, investigamos a formação docente e o recrutamento profissional na rede municipal de ensino de Glória, mostrando que o município conseguiu avançar em relação a ampliação de vagas nas creches e a descentralização das turmas multisseriadas. Por fim, concluímos que o município apresenta importantes avanços na garantia do direito à Educação Infantil, embora ainda persistam desafios que necessitam de atenção especial para uma efetiva garantia da educação como direito de todos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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