00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7617
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Júlio Cezar Gaudencio da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3980009343505300pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Jordânia de Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8223011528014481pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Welkson Pires da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0122596705808924pt_BR
dc.creatorSilva, José Edson da-
dc.date.accessioned2021-02-23T03:51:20Z-
dc.date.available2021-02-08-
dc.date.available2021-02-23T03:51:20Z-
dc.date.issued2020-11-24-
dc.identifier.citationSILVA, José Edson da. Ensino da disciplina de sociologia: tecnologias contemporâneas utilizadas como estratégia de aprendizagem no ensino médio. 2020. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7617-
dc.description.abstractBased on bibliographic studies on the teaching of Sociology, this monographic work aims to reflect how Information and Communication Technologies - ICTs, can bring advances to the educational context by combining content, real context and interactive applications through an attractive bias and pedagogical in teaching sociology to high school students. The methodology used in this research was a literature review approach and its main objective was to reflect on ICTs and the teaching of the discipline of Sociology. As a result, we realize that technology can be a very important aid in the teaching process, and it is up to educational institutions to propose well-designed and attractive curricula for the context of high school; as well as teachers being trained and motivated to constantly improve their sociology classes; also the students should be interested and not be passive, always looking for the acquisition of new knowledge. It is concluded that ICTs play a crucial role in the acquisition of new knowledge and in the socialization of information and communication in the educational field, in addition to fulfilling a role of pedagogical mediation appropriate to the new educational contexts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia da informação e da comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectStudentpt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.subjectSociologypt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleEnsino da disciplina de sociologia: tecnologias contemporâneas utilizadas como estratégia de aprendizagem no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoCom base em estudos bibliográficos sobre o ensino de Sociologia, este trabalho monográfico tem como proposta refletir como as Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC ́s, podem trazer avanços para o contexto educacional ao aliar conteúdo, contexto real e aplicativos interativos por um viés atrativo e pedagógico no ensino da sociologia ao aluno do ensino médio. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi uma abordagem de revisão de literatura e teve como objetivo principal refletir sobre as TIC’s e o ensino da disciplina de Sociologia. Como resultados, percebemos que a tecnologia pode ser uma auxiliar muito importante no processo de ensino, cabendo às instituições de ensino propor currículos bem elaborados e atrativos para o contexto do ensino médio; bem como aos professores serem capacitados e motivados a melhorar constantemente suas aulas de sociologia; também os alunos terem interesse e não serem passivos, buscarem sempre a aquisição de novos conhecimentos. Conclui-se que as TICs desempenham papel importante na aquisição de novos conhecimentos e na socialização da informação e comunicação no campo educacional, além de cumprirem um papel de mediação pedagógica adequado aos novos contextos educacionais com a implantação das tecnologias digitais.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.