06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7605
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Aline dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3087590955272688pt_BR
dc.contributor.referee1Massmann, Débora Raquel Hettwer-
dc.contributor.referee2Silva, Samuel Barbosa-
dc.creatorAzevedo, Bárbara Beatriz Barbosa de-
dc.date.accessioned2021-02-22T14:36:08Z-
dc.date.available2021-02-22-
dc.date.available2021-02-22T14:36:08Z-
dc.date.issued2020-02-27-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Bárbara Beatriz Barbosa de. O uso de mim e eu nas orações intuitivas dos alunos da Escola Afrânio Salgado Lages. 2020. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7605-
dc.description.abstractThe present research work aims to analyze how the use of the pronouns EU and MIM, are being used in language and writing in a class of 21 students, male and female, in the city of Delmiro Gouveia - AL. Conceptualizing and characterizing the proper use of pronouns, in order to reduce their incorrect use, both in writing and in pronouncement. The main authors to help in the theoretical foundation of this work were: Guy; Zilles, (2006), Alkimim (2003), William Labov (1978, 2008) John Joseph Gumperz, Monteiro 2008, Joaquim Mattoso Câmara Jr. (1957), Rodrigues (1966), Gumperz (1982), among others who did a deepening throughout the theoretical framework. The applied methodology was characterized as qualitative and quantitative, where it was necessary to carry out a bibliographic search in books and theses. Considering the research as to the ends, it is characterized as descriptive and explanatory. The results obtained during the completion and completion of the present work prove that the interviewed students do have a certain difficulty regarding the proper use of pronouns.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectUso dos pronomespt_BR
dc.subjectPronome eupt_BR
dc.subjectPronome mimpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIApt_BR
dc.titleO uso de mim e eu nas orações intuitivas dos alunos da Escola Afrânio Salgado Lagespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa surgiu a partir da inquietação da pesquisadora, uma vez que observou durante seu estágios o uso inadequado de alguns pronomes, e tem como objetivo analisar como uso dos pronomes EU e MIM, estão sendo utilizados na linguagem e na escrita em uma turma de 21 alunos, na cidade de Delmiro Gouveia – AL. Conceituando e caracterizando o uso adequado dos pronomes, para que se possa diminuir o uso não adequado dos mesmo, tanto na escrita, quanto ao pronunciamento. Os principais autores para ajudar na fundamentação teórica do presente trabalho foram: Guy; Zilles, (2006), Alkimim (2003), William Labov (1978, 2008) John Joseph Gumperz, Monteiro 2008, Joaquim Mattoso Câmara Jr. (1957), Rodrigues (1966), Gumperz (1982), entre outros que fizeram um aprofundamento em todo o referencial teórico. A metodologia aplicada se caracterizou como qualitativa e quantitativa, em que foi necessário realizar uma pesquisa bibliográfica em livros e teses. Considerando a pesquisa quanto aos fins se caracteriza como descritiva e explicativa. Os resultados obtidos durante a realização e finalização do presente trabalho, comprovam que os alunos entrevistados possuem sim, uma certa dificuldade quanto ao uso adequado dos pronomes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso de mim e eu nas orações intuitivas dos alunos da Escola Afrânio Salgado Lages.pdf1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.