06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Giseliane Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1024832298280805pt_BR
dc.contributor.referee1Bastos, Ana Paula Solino-
dc.contributor.referee2Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.creatorXavier, Clécia Juliana de Jesus-
dc.date.accessioned2021-02-22T13:22:25Z-
dc.date.available2021-02-22-
dc.date.available2021-02-22T13:22:25Z-
dc.date.issued2020-07-17-
dc.identifier.citationXAVIER, Clécia Juliana de Jesus. Formação pedagógica; trajetória universitária de graduandos, egressos e jubilados do curso de pedagogia da UFAL Campus do Sertão. 2020. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7604-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the experiences of the formative process of graduates, graduates and retired in their interfaces, presenting the challenges and overcoming of studying Pedagogy at UFAL / Campus do Sertão. The problem that we seek to discuss throughout the research concerns: Understanding the possibilities and difficulties in graduating in the institution's “standard time”. In addition to reporting what the students experienced in their education in the pedagogy course. The methodology used is of a qualitative nature with a script for semi-structured interviews under content analysis by Bardin (1977). The research subjects are related to 15 students, being divided into three groups of five each, that is, 5 undergraduate students, 5 graduates and 5 retired. To guide the scientific production of this course conclusion work, we rely on the productions of Cunha and Carrilho (2015), Oliveira and Dias (2014), Menezes e Silva (2018), Teixeira (2005), Teixeira, Dias, Wottrich and Oliveira (2018), among others that justify and give rise to the discussion about being and living as an academic. Given the scores of the interviewees, the results of the survey reveal that students felt at times confronted and uncomfortable in the preparation and completion of the TCC, and in an attempt to complete this requirement they resort to opening bond enrollments. Thus, the interviewees suggest opinions related to the course, in the sense that it can create / offer more help / support situations for students who encounter some setback during the development and until the conclusion of the TCC. They also declare that this academic trajectory enabled them in one of the best experiences added to the degree of success, as positive changes were visible in their lives, which for most this feat was / is attributed the importance of being able to experience this possibility of access to the course of Pedagogy in a university and federal campus that is located in the high backlands of Alagoas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectCurso de Pedagogiapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Alagoas - UFALpt_BR
dc.subjectCampus do sertãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.titleFormação pedagógica; trajetória universitária de graduandos, egressos e jubilados do curso de pedagogia da UFAL Campus do Sertãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva analisar as vivências do processo formativo de concluintes, egressos e jubilados em suas interfaces, apresentando os desafios e as superações de cursar Pedagogia da UFAL/ Campus do Sertão. A problemática que buscamos discorrer ao longo da pesquisa diz respeito a: Compreender quais as possibilidades e dificuldades em graduar-se no “tempo padrão” da instituição. Além de relatar o que os alunos vivenciaram em sua formação no curso de pedagogia. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo com roteiro para entrevista semiestruturada sob análise de conteúdo de Bardin (1977). Os sujeitos da pesquisa é relativo a 15 estudantes, sendo eles divididos em três grupos de cinco cada, ou seja, 5 graduandos do 8o período, 5 egressos e 5 jubilados. Para orientar a produção científica desse trabalho de conclusão de curso, apoiamo-nos em produções de Cunha e Carrilho (2015), Oliveira e Dias (2014), Menezes e Silva (2018), Teixeira (2005), Teixeira, Dias, Wottrich e Oliveira (2018), entre outros que fundamentam e dão margem a discussão torno de ser e viver como acadêmico. Diante das pontuações dos entrevistados, os resultados da pesquisa revelam que os alunos sentiram-se em alguns momentos confrontados e desconfortáveis na elaboração e finalização do TCC, e na tentativa de concluir essa exigência recorrem a abertura de matrículas vínculo. Assim, os entrevistados sugerem opiniões relativas ao curso, no sentido de que possa criar/oferecer mais situações de auxílio/apoio para os alunos que se depararem com algum contratempo durante o desenvolvimento e até a finalização do TCC. Declaram também que essa trajetória acadêmica possibilitou-lhes em uma das melhores experiências somadas a grau de êxito, pois mudanças positivas foram visíveis em suas vidas, o que para maioria esse feito foi/é atribuído a importância de poder vivenciar essa possibilidade de acesso ao curso de Pedagogia em um campus universitário e federal que está localizado no alto sertão de Alagoas.pt_BR
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