00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7598
Tipo: Tese
Título: Letramento fonológico crítico : ressignificando o ensino de fonologia na aula de inglês como língua adicional
Título(s) alternativo(s): Critical phonological literacy: redesigning phonology instruction inthe teaching of english as an additional language
Autor(es): Tibana, Adriana Lopes Lisboa
Primeiro Orientador: Ifa, Sérgio
metadata.dc.contributor.referee1: Meniconi, Flávia Colen
metadata.dc.contributor.referee2: Tavares, Roseanne Rocha
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Januacele Francisca da
metadata.dc.contributor.referee4: Stella, Paulo Rogério
Resumo: Esta pesquisa investiga o potencial transformador do ensino de Fonologia de língua inglesa quando aplicado em sala de aula sob a perspectiva do Letramento Crítico. Teve como objetivo principal analisar e refletir sobre as minhas práticas docentes nas disciplinas Fonologia da Língua Inglesa I e II – Letramento Fonológico, a fim de construir a possibilidade de ressignificação desse ensino na perspectiva do Letramento Crítico. O estudo de caso foi realizado na Universidade Federal de Alagoas e envolveu 20 licenciandos do Curso de LetrasInglês. Em sua dimensão ontológica, tentou dar conta de como esses licenciandos percebem as mudanças na construção de sentidos engendradas pelos processos fonológicos na fala; em sua dimensão epistemológica, perceber como estabelecem as relações com esse conhecimento; e em sua dimensão metodológica, agir como elemento transformador da prática docente, utilizando esses processos como meio de compreensão da língua oral, apontando para olhares mais plurais com relação ao ensino explícito da fonologia dentro da sala de aula de inglês como língua adicional. A pesquisa se inscreve na Linguística Aplicada Crítica, pensada por Pennycook (2010), procurando provocar um diálogo entre Fonologia Entoacional (Ladd, 2008), prosódia (Wennerstrom, 2001, 2011), negociação de sentidos (Canagarajah, 2006, 2013) e construção de sentidos (Lemke, 2012, Kress; Van Leeuwen, 2006); considerando as ideias de heterogeneidade e diferença, de Pennycook (2007, 2010), Bagno (2009, 2015); de Letramento Crítico (Janks, 2010, 2012, 2013, 2017), (Kalantzis e Cope, 2006, 2016); dos estudos sobre crítica de Menezes de Souza (2011), dentre outros. Os resultados apontaram para possibilidades de: ressignificação do ensino da Fonologia sob um viés crítico para os participantes; quebra da episteme do falante nativo; diálogos transfronteiriços da Fonologia com Ciências Sociais, Psicologia, Filosofia, Sociolinguística, por exemplo. Os dados mostram que o Letramento Fonológico Crítico engendra maior entendimento dos processos que interferem nos sentidos construídos na língua oral e promove reflexão sobre as implicações dessas construções de sentidos na manutenção ou não das desigualdades sociais.
Abstract: This research investigates the transformative potential of English phonology teaching when devised within the perspective of Critical Literacy. Its main aim was to analyze and reflect upon my teaching practices in the disciplines Phonology of the English Language I and II - Phonological Literacy, in order to open up the possibility of reframing this teaching within the perspective of Critical Literacy. The case study was carried out at the Federal University of Alagoas and it involved 20 undergraduate students of the English Language Course. In its ontological dimension it tried to account for the way these students perceive the changes in meaning-making generated by phonological processes in speech; in its epistemological dimension to perceive how they established relations with this knowledge; and in its methodological dimension to act as a transforming element of teaching practice, using these processes as a means of understanding the oral language, envisaging more plural views regarding the teaching of English phonology as an additional language. Thisresearch is situated within Critical Applied Linguistics, according to Pennycook (2010), it attempts to open a dialogue between Intonational Phonology (Ladd, 2008), prosody (Wennerstrom, 2001, 2011), negotiation of meanings (Canagarajah, 2006, 2013) and meaning-making (Lemke, 2012, Kress; Van Leeuwen, 2006); it takes into account the ideas of heterogeneity and difference, Pennycook (2007, 2010), Bagno (2009, 2015); Critical Literacy (Janks, 2010, 2012, 2013, 2017), (Kalantzis and Cope, 2006, 2016); the studies on criticism by Menezes de Souza (2011), among others. The results envisaged innumerous possibilities: reframing the participants’ teaching of Phonology within a critical stand; the native speaker epistemic break; cross-boarder dialogues of Phonology with the Social Sciences, Psychology, Philosophy, Sociolinguistics, for instance. The data shows that Critical Phonological Literacy engenders a better understanding of the processes that interfere with the construction of meanings in the oral language and promote reflections on the implications of these meaning-makings in maintaining or not social inequalities.
Palavras-chave: Letramento fonológico crítico
Fonologia - Crítica
Língua inglesa
Prosódia
Construção de sentido
Critical phonological literacy
English language
Phonology
Prosody
Meaning-making
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: TIBANA, Adriana Lopes Lisboa. Letramento fonológico crítico : ressignificando o ensino de fonologia na aula de inglês como língua adicional. 2020. 150 f. Tese (Doutorado em Linguística e Literatura) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7598
Data do documento: 31-mar-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.