06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7562
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Adriana Deodato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1255535640681913pt_BR
dc.contributor.referee1Bastos, Ana Paula Solino-
dc.contributor.referee2Silva, Ricardo da-
dc.creatorVieira, Claudiana dos Santos-
dc.date.accessioned2021-02-11T13:11:00Z-
dc.date.available2021-02-11-
dc.date.available2021-02-11T13:11:00Z-
dc.date.issued2020-11-24-
dc.identifier.citationVIEIRA, Claudiana dos Santos. Reflexões sobre avaliação da aprendizagem em salas de progressão continuada. 2020. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7562-
dc.description.abstractThe purpose of this work is to make a reflexive analysis of the evaluation system in rooms of continuous progression from the nine years of elementary school. It is of great relevance, the study of the theme for a better interpretation of the positive and negative implications so that one can exercise a criticality in the face of the theme, which is considered current within elementary school institutions, and which directly interferes in the students' learning in class and their educators. With this work, we aim at a better and greater understanding of the theme, as well as to exercise a reflection on the concerns, if in fact, analyzing whether there is an effectiveness and success or not of the room of continued progression mainly regarding the evaluation present in it. We seek to conceptualize and base the work on authors who deal directly with the theme. We intend these objectives through a bibliographic search. As a result, we found that continued progression is a proposal in itself of great relevance, however, there are gigantic edges in the sense of subsidies, therefore, it is necessary to pay greater attention to this public in all areas, inside and outside the school, because we argue that the social context needs to be highlighted and worked on as well. In it are located children and adolescents who are in some situation of vulnerability, in general there are several contexts that imply in the fact that they are in a room of continuous progression, which also need to be considered in their teaching-learning and assessment process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSistema avaliativopt_BR
dc.subjectProgressão continuadapt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleReflexões sobre avaliação da aprendizagem em salas de progressão continuadapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA proposta deste trabalho é fazer uma análise reflexiva do sistema de avaliação em salas de progressão continuada a partir do regime de nove anos do ensino fundamental. É de grande relevância, o estudo da temática para melhor interpretação das implicações positivas e negativas para que se possa exercer uma criticidade diante do tema, esse considerado atual dentro das instituições escolares de nível fundamental, e que interfere diretamente dentro das aprendizagens do educando em sala e seus educadores. Objetivamos com este trabalho uma melhor e maior compreensão do tema, como também exercer uma reflexão relativa às inquietações, se de fato, analisando há uma efetivação e sucesso ou não da sala de progressão continuada, principalmente no que toca à avaliação presente nela. Buscamos conceituar e embasar o trabalho em autores que tratam diretamente do tema. Intentamos tais objetivos através de uma pesquisa bibliográfica. Como resultados, constatamos que a progressão continuada é uma proposta em si de grande relevância, no entanto, encontram-se arestas gigantescas no sentido de subsídios, por isso, é preciso uma maior atenção para ela em todos os âmbitos, dentro e fora da escola, pois defendemos que o contexto social precisa ser evidenciado e trabalhado também. Nela, situam-se crianças e adolescentes que estão em alguma situação de vulnerabilidade, no geral são vários os contextos que implicam no fato de elas estarem em uma sala de progressão continuada, os quais precisam também ser considerados em seu processo de ensino-aprendizagem e avaliação.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reflexões sobre avaliação da aprendizagem em salas de progressão continuada.pdf534.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.