06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7546
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Aline dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3087590955272688pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Samuel Barbosa-
dc.contributor.referee2Silva, Fábia Pereira da-
dc.creatorPereira, Luana Alves-
dc.date.accessioned2021-02-09T13:58:29Z-
dc.date.available2021-02-09-
dc.date.available2021-02-09T13:58:29Z-
dc.date.issued2020-08-21-
dc.identifier.citationPEREIRA, Luana Alves. A aula de língua portuguesa em foco: avaliação e atitude linguística de estudantes do 9º ano de uma escola pública rural de Água Branca - AL. 2020. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7546-
dc.description.abstractIn this work, we analysed the teaching of the native language in a public school located in Água Branca - AL, thereby, we analyze the evaluation and the linguistic attitudes of 9th grade students, trying to comprehend what these students understand by linguistic variation. To obtain the data, we carried out a quantitative and qualitative research through the application of a questionnaire, that we analyzed the answers given by the students and the teacher. Therefore, we rely on the Theory of Variation and Linguistic Change (WEINREICH, LABOV & HERZOG, 2006; LABOV, 2008); as we also consider what the National Curriculum Parameters postulates, the studies by Cyranka & Oliveira (2014); Possenti (1996); Bortoni- Ricardo (2004, 2005), among others. Thus, after the analysis, we obtained the following results: i) although it is foreseen in the PCN (1998) that the teaching of the native language contemplates the teaching of variations, these students do not understand the language as subject to change; ii) the students believe that there is a correct way of speaking, one that is in accordance with the standard norm, and everything that escapes this is wrong; iii) the teaching of language is based on the teaching of normative grammar, and intends to teach the student to speak “correctly”. Thereby, we conclude that, for them, the Portuguese language class has the purpose of making them speak correctly, demonstrating not understanding what comes to be linguistic variation, and in some cases even putting their own language and regional language as an error, stating that the Northeasterner speaks wrongly.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Ensinopt_BR
dc.subjectSociolinguística educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectÁgua Branca - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleA aula de língua portuguesa em foco: avaliação e atitude linguística de estudantes do 9º ano de uma escola pública rural de Água Branca - ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, analisamos o ensino de língua materna em uma escola pública na cidade de Água branca – AL, desse modo, analisamos a avaliação e as atitudes linguísticas de alunos do 9° ano, buscando perceber o que esses alunos compreendem por variação linguística. Para obtenção dos dados, realizamos uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo através da aplicação de um questionário, no qual analisamos as respostas dadas pelos alunos e pela professora. Para tanto, nos amparamos na Teoria da Variação e Mudança Linguística (WEINREICH, LABOV&HERZOG, 2006; LABOV, 2008); como também consideramos o que postula os Parâmetros Curriculares Nacionais, os estudos de Cyranka & Oliveira (2014); Possenti (1996); Bortoni-Ricardo (2004, 2005), entre outros. Assim, após a análise, obtivemos os seguintes resultados: i) apesar de estar previsto nos PCN (1998) que o ensino de língua materna contemple o ensino das variações, esses alunos não entendem a língua como passível de mudança; ii) os alunos acreditam que exista uma forma correta de falar, aquela que está de acordo com a norma padrão, e tudo que foge disso está errado; iii) o ensino de língua é pautado no ensino de gramática normativa, e tenciona ensinar o aluno a falar “corretamente”. Com isso, concluímos que, para eles, a aula de língua portuguesa tem a finalidade de fazê-los falar corretamente, demonstrando não compreender o que vem a ser variação linguística, e em alguns casos até colocando a própria fala e a fala regional como erro, ao afirmar que o nordestino fala errado.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.