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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7540
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O sentido pedagógico da brincadeira na educação infantil: entre o discurso e a prática |
Autor(es): | Lima, Ana Telma Correia |
Primeiro Orientador: | Bastos, Ana Paula Solino |
metadata.dc.contributor.referee1: | Almeida , Giseliane Medeiros |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Noélia Rodrigues dos |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo investigar sobre os sentidos atribuídos por educadoras de uma escola municipal de Delmiro Gouveia - AL sobre o papel das brincadeiras na Educação Infantil. Utilizamos como fundamento teórico-metodológico para o presente estudo, autores como: Vigotsky (2007), Benjamin (1964), Kishimoto (2011), Oliveira (2002;2011), pois estes apresentam uma visão sobre a o quanto as brincadeiras são importantes para o desenvolvimento das crianças, seja nos aspectos culturais, sociais, cognitivos ou emocionais. Metodologicamente, esse estudo foi organizado em duas partes: na primeira realizamos um levantamento sobre os principais estudos que tratam sobre infância e o papel das brincadeiras e na segunda parte realizamos uma pesquisa de campo, em que foram entrevistadas três educadoras de uma escola municipal de Delmiro Gouveia-AL. Utilizamos como objeto de análise empírica as falas das educadoras e a observação da prática de uma das educadoras entrevistadas. Analisamos as falas a partir das seguintes categorias, que são: a) Concepções sobre a Educação Infantil; b) Desenvolvimento de práticas pedagógicas na Educação Infantil; c) O uso de atividades lúdicas no espaço educativo; d) O papel do planejamento na elaboração de brincadeiras na Educação Infantil; e) A intervenção pedagógica nas brincadeiras infantis; f) Discussão sobre a brincadeira na formação inicial e continuada de professores. Notamos um consenso na compreenção das educadoras diante das indagações relacionadas a Educação Infantil. Por conseguinte, consideramos que as brincadeiras podem servir como um excelente complemento, aliadas aos demais conteúdos da Educação Infantil. Além disso, entendemos que o brincar pode ser boa ferramenta na prática pedagógica, assim, não deve ser classificada como apenas um mero entretenimento, nem muito menos ser subestimada a sua contribuição para o desenvolvimento e para a aprendizagem da criança. |
Abstract: | This study aims to investigate the meanings attributed by educators from a municipal school in Delmiro Gouveia - AL on the role of play in Early Childhood Education. We used authors such as Vigotsky (2007), Benjamin (1964), Kishimoto (2011), Oliveira (2002; 2011) as a theoretical and methodological basis for this study, as they present a view on how important play is for children's development, whether in cultural, social, cognitive or emotional aspects. Methodologically, this study was organized in two parts: in the first, we carried out a survey on the main studies dealing with childhood and the role of play, and in the second part, we conducted a field research, in which three educators from a municipal school in Delmiro were interviewed. Gouveia-AL. We used as an object of empirical analysis the speeches of the educators and the observation of the practice of one of the interviewed educators. Among the results, we divided the data obtained into six categories, which are: a) Conceptions about Early Childhood Education; b) Development of pedagogical practices in Early Childhood Education; c) The use of recreational activities in the educational space; d) The role of planning in the development of games in Early Childhood Education; e) Pedagogical intervention in children's games; f) Discussion of play in initial and continuing teacher education. We noticed a consensus in the understanding of the educators regarding the questions related to Early Childhood Education. Therefore, we believe that play can serve as an excellent complement, combined with the other contents of Early Childhood Education. In addition, we understand that playing can be a good tool in pedagogical practice, therefore, it should not be classified as merely entertainment, let alone underestimate its contribution to the child's development and learning. |
Palavras-chave: | Educação infantil Prática pedagógica Ludicidade Brincadeiras |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | LIMA, Ana Telma Correia Lima. O sentido pedagógico da brincadeira na educação infantil: entre o discurso e a prática. 2020. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7540 |
Data do documento: | 29-set-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
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