00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7521
Tipo: Dissertação
Título: Realidade aumentada no ensino de física
Título(s) alternativo(s): Augmented reality in physics teaching
Autor(es): Feitosa, Ailton Moura
Primeiro Orientador: Oliveira, Carloney Alves de
metadata.dc.contributor.referee1: Vasconcelos, Carlos Alberto de
metadata.dc.contributor.referee2: Bastos Filho, Jenner Barreto
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar como a Realidade Aumentada (RA) pode contribuir no processo de aprendizagem nas aulas de Física, sob a perspectiva do mobile learning a partir do conteúdo de modelos atômicos. Mediante os estudos de Coimbra; Cardoso e Mateus (2013), Grasselli; Gardelli (2014), Kenski (2013), Kirner (2007), Lemos (2017), Lévy (1993;1999), Miranda (2007) e Moran (2001) buscamos a fundamentação teórica. Nessa perspectiva objetivamos refletir sobre a importância dos dispositivos móveis nas aulas de Física; compreender as dificuldades de aprendizagem no conteúdo de modelos atómicos da disciplina de Física pelos alunos do ensino médio, identificar as possibilidades de aplicações de RA nas aulas de Física; e elaborar uma proposta de sequência didática para professores de Física referente ao conteúdo de modelos atômicos. A pesquisa é caracterizada como qualitativa, numa abordagem exploratória baseada em Gil (2008), realizada numa escola estadual na cidade de Arapiraca-AL, em duas turmas da educação básica, 9º ano e 4º período (3º ano do ensino médio) EJA. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários, observação participante e atividades de RA; e como método de análise baseou-se nos estudos de Bardin (2011). Ao final da pesquisa, constatamos que a RA permite desenvolver aulas interativas, contextualizadas e de boa compreensão para os estudos de modelos atômicos.
Abstract: The present work aims to analyze how Augmented Reality (AR) can contribute to the learning process in Physics classes, from the perspective of mobile learning from the content of atomic models. Through the studies in Coimbra; Cardoso and Mateus (2013), Grasselli; Gardelli (2014), Kenski (2013), Kirner (2007), Lemos (2017), Lévy (1993; 1999), Miranda (2007) and Moran (2001) we seek the theoretical foundation. In this perspective, we aim to reflect on the importance of mobile devices in Physics classes; to understand the learning difficulties in the content of atomic models of the discipline of Physics by high school students, to identify the possibilities of applications of AR in Physics classes; and to elaborate a didactic sequence proposal for physics teachers regarding the content of atomic models. The research is characterized as qualitative, in an exploratory approach based on Gil (2008), carried out in a state school in the city of Arapiraca-AL, in two classes of basic education, 9th grade and 4 th EJA period. The data were collected through semi-structured interviews, questionnaires,participant observation and AR activities; and as a method of analysis, it was based on studies by Bardin (2011). At the end of the research, we found that AR allows the development of interactive, contextualized and well-understood classes for the study of atomic models.
Palavras-chave: Realidade Aumentada
Ensino de Física
Modelos Atômicos
.Augmented Reality
Physics Teaching
Atomic Models
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: FEITOSA, Ailton Moura. Realidade aumentada no ensino de física. 2020. 165 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7521
Data do documento: 19-out-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Realidade aumentada no ensino de física.pdf4.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.