00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7510
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos Neto, Artur Bispo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3979204224090102pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Walter Matias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.contributor.referee2Silva , José Vicente Medeiros da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5437241483951235pt_BR
dc.creatorSilva, Camilla Rodrigues da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1018290015808760pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-01T12:50:00Z-
dc.date.available2021-01-28-
dc.date.available2021-02-01T12:50:00Z-
dc.date.issued2017-10-21-
dc.identifier.citationSILVA, Camilla Rodrigues da. Trabalho alienado e educação para o mercado: uma análise crítica. 2017. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Filosofia e Educação) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Filosofia e Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7510-
dc.description.abstractThe present article intends to discuss the role of Education and Labor within the capitalist system and how it diverges in the purpose of human emancipation. Through the bibliographical research, using Mészáros's philosophical argument, it is intended to relate its categories to the reality expressed in the scope of professional education constituted by the Brazilian bourgeoisie. The proposed education for the proletariat is centered on manual labor and the social division of labor, in which alienation appears as a form of reproduction capitalist society, which has as its core the expropriation of the working class of the means of production and subsistence, in the intensification of inequality socioeconomic, unemployment, individualism and the alienation of their existence. In this context education emerges as a commodity serving to intensify the alienation and expropriation of workers in a historical time guided by the stiffening of social policies in the public sector and by the valorization of privatizations that reveal the absolute limits of the capital system.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização “Lato Sensu” em Filosofia e Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação e trabalhopt_BR
dc.subjectQualificação profissionalpt_BR
dc.subjectAlienaçãopt_BR
dc.subjectEducation and workpt_BR
dc.subjectProfessional qualificationpt_BR
dc.subjectAlienationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleTrabalho alienado e educação para o mercado: uma análise críticapt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo pretende discutir o papel da Educação e do Trabalho dentro do sistema capitalista e como diverge no propósito da emancipação humana. Através da pesquisa bibliográfica, recorrendo à argumentação filosófica de Mészáros, pretende-se relacionar suas categorias com a realidade expressa no âmbito da educação profissionalizante constituída pela burguesia brasileira. A educação proposta para o proletariado está centrada no trabalho manual e na divisão social do trabalho, em que a alienação comparece como forma de reprodução sociedade capitalista, que tem como cerne a expropriação da classe trabalhadora dos meios de produção e subsistência, na intensificação da desigualdade socioeconômica, no desemprego, no individualismo e na alienação de sua existência. Nesse contexto a educação emerge como uma mercadoria servindo para intensificar a alienação e expropriação dos trabalhadores num tempo histórico pautado pelo enrijecimento das políticas sociais no setor público e pela valorização das privatizações que revelam os limites absolutos do sistema do capital.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho alienado e educação para o mercado - uma análise crítica.pdf765.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.