Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7506
Tipo: | Tese |
Título: | O antigo discurso do novo ensino médio na tela: memória e silenciamento |
Título(s) alternativo(s): | The old discourse of the new high scchool on the screen: memory and silencing |
Autor(es): | Santos, Lavoisier Almeida dos |
Primeiro Orientador: | Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rasia, Gesualda de Lourdes dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Zandwais, Ana |
metadata.dc.contributor.referee3: | Magalhães, Belmira Rita da Costa |
metadata.dc.contributor.referee4: | Silva, Sóstenes Ericson Vicente da |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo, a partir da Análise do Discurso de filiação pecheutiana com interlocução teórica lukacsiana e bakhtiniana e, por isso, ancorada no materialismo histórico-dialético, analisar o discurso do Novo Ensino Médio transmitido à população brasileira por meio de propagandas governamentais, exibidas nos canais abertos da grande mídia televisiva do Brasil. Aponta-se, como resultado central da análise discursiva realizada neste trabalho, que o discurso do Novo Ensino Médio não é novo, ele já nasce velho, pois é a materialização do antigo discurso da educação dualista que endossa o projeto burguês para manutenção da sociedade de classes no Brasil. Esse antigo discurso do Novo Ensino Médio ativa, então, uma memória discursiva que nos remete a outras reformas educacionais que, em dados momentos da história brasileira, propuseram semelhante materialidade. Sendo assim, o discurso, em tela, constitui-se essencialmente como um discurso político que, se inscrevendo ideologicamente no modo de produção capitalista, tenta silenciar e harmonizar a luta de classes para manutenção do status quo do capital no Brasil, funcionando, dessa forma, como uma estratégia política das elites econômicas brasileiras para preservação do modelo de sociabilidade burguesa com a crescente exploração do trabalho pelo capital, do proletariado pela burguesia industrial/empresarial. |
Abstract: | The objective of this research is to analyze the discourse of the Brazilian New High School (Novo Ensino Médio) conveyed to the population through governmental advertisements. Those announcements are shown on mainstream free-to-air television channels in Brazil. This research is done based on the Peuchetian discourse analysis with a Lukacsian and Bakhtinian theoretical dialogue and, therefore, guided by historical-dialectical materialism. One of the central results that this dissertation points out is that the discourse of New High School is not new. It is already born old, because it is the materialization of the old discourse of dualist education that endorses the bourgeois project for the maintenance of class society in Brazil. Thus, the old discourse of the New High School triggers a discursive memory that refers us to other educational reforms that, in certain moments of Brazilian history, proposed a similar materiality. Consequently, this discourse is essentially a political discourse ideologically inscribed in the capitalist mode of production that tries to silence and harmonize the class struggle to maintain the status quo of capital in Brazil. So, it works as a political strategy of the Brazilian economic elites to preserve the bourgeois sociability model with the growing exploitation of labor by the capital, of the proletariat by the industrial/business bourgeoisie. |
Palavras-chave: | Novo ensino médio Educação dual Análise do discurso New high school Dual education Discourse analysis Subject |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura |
Citação: | SANTOS, Lavoisier Almeida dos. O antigo discurso do novo ensino médio na tela: memória e silenciamento. 2020. 181 f. Tese (Doutorado em Linguística e Literatura) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7506 |
Data do documento: | 17-dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O antigo discurso do novo ensino médio na tela - memória e silenciamento.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.