00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: Análise do conhecimento sobre gerenciamento de resíduos de serviços de saúde adquiridos pelos residentes multiprofissionais em saúde
Título(s) alternativo(s): Knowledge analysis on waste management of health services purchased by multiprofessional als in health
Autor(es): Vieira, Isabelle Cristina de Oliveira
Primeiro Orientador: Costa, Antonio Carlos Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Lucy Vieira da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Pacheco , Laís Henrique
Resumo: Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), é obrigatório, um programa de educação continuada para os trabalhadores e todos os envolvidos nas atividades de gerenciamento de resíduos, mesmo que sejam trabalhadores que atuem temporariamente sem vínculo empregatício ou até mesmo parentes de enfermos, a fim de orientar, motivar, conscientizar e informar permanentemente a todos os envolvidos sobre os riscos e procedimentos adequados de manejo de resíduos, de acordo com os preceitos do gerenciamento de resíduos. Isso deve ocorrer nos estabelecimentos cujas atividades envolvam qualquer etapa do gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde, sejam eles públicos e privados, filantrópicos, civis ou militares, incluindo aqueles que exercem ações de ensino e pesquisa. Estudos ressaltam que profissionais da área da saúde não saem de suas graduações com competências necessárias ou suficientes para gerenciarem os resíduos produzidos decorrentes de suas práticas assistenciais. À luz desses fatos, este estudo teve por objetivo avaliar se o tema é abordado em um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, visto que os programas de residência são orientados pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa do tipo instantâneo na análise da situação. Foi utilizada a técnica de grupo focal para coleta de dados. Fizeram parte do estudo oito residentes de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública de Maceió, Alagoas. Entre os residentes que participaram da pesquisa com idades compreendidas entre 24 e 31 anos, na data da coleta, 50% eram do sexo feminino e 50% do sexo masculino. Apenas um dos entrevistados possuía mais de uma graduação, sendo ambas na área da saúde, e 37, 5% dos residentes já apresentavam uma pós-graduação lato sensu em saúde. O material resultante das transcrições foi classificado segundo conjuntos de categorias analíticas de Bardin. Como resultados, surgiram as seguintes categorias temáticas, em resposta ao objeto de estudo: segregação dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), classificação dos RSS e Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). Detectou-se a importância da inclusão do tema nos cursos de graduação nas áreas da saúde e meio ambiente e em especial nas residências multiprofissionais em saúde, pois as mesmas são voltadas para a educação em serviço. De acordo com a fala dos profissionais e a análise de pesquisas sobre o tema, fica evidente a fragilidade, o despreparo ou falta de domínio dos preceptores do serviço quanto ao gerenciamento de resíduos nos espaços de prática e a inexistente ou insuficiente abordagem do tema pelos docentes durante a graduação. Conclui-se que a habilitação do preceptor em Ensino Superior na Saúde desponta como uma grande ferramenta de transformação da educação em saúde no país capacitando os discentes para o desenvolvimento de habilidades e competências imprescindíveis aos profissionais de saúde para uma efetiva participação na elaboração de um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde(PGRSS), conhecimento das legislações e boas práticas relativas aos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), e por conseguinte de suas responsabilidades no que diz respeito à saúde humana e animal, proteção ao meio ambiente e aos recursos naturais renováveis, motivando assim, a formação de profissionais conscientes das suas responsabilidades sociais e ambientais.
Abstract: According to the National Health Surveillance Agency (ANVISA), a continuing education program is mandatory for workers and everyone involved in waste management activities, even if they are workers who work temporarily without a job or even relatives of the sick. That it is important in order to guide, motivate, raise awareness and permanently inform everyone involved about the risks and appropriate waste management procedures, in accordance with the precepts of waste management. This should occur in establishments whose activities involve any stage of health care waste management, be they public and private, philanthropic, civil or military, including those that carry out teaching and research actions. Studies point out that health professionals do not leave their graduations with the necessary or sufficient skills to manage the health-care waste produced because of their care practices. Therefore, this study aimed to assess whether this topic is addressed in a Multiprofessional Family Health Residency Program, since residency programs should followprinciples and guidelines of the Unified Health System (SUS), based on local and regional needs and reality. This study is an exploratory study with a qualitative approach. I used the focus group technique for data collection. The sample included eight residents of a Multiprofessional Family Health Residency Programof a public Higher Education Institution (HEI) in Maceió, Alagoas. The residents who participated in the survey were between 24 and 31 years old, on the date of collection, 50% were female and 50% male. Only one of the interviewees had more than one degree, both in the health field, and 37.5% of the residents already had a lato sensu postgraduate course in health. I classified the material resulting from the transcriptions according to sets of Bardin’s analytical categories. As a result, the following thematic categories emerged, in response to the object of study: segregation of Health Services Waste (RSS), classification of RSS and Health Services Waste Management Plan (PGRSS). The importance of including the theme in undergraduate courses in the health and environment areasespecially in Multiprofessionalhealth residency programs, as they focus on in-service education. According to the professionals’ speeches and the topicresearch analysis, it is evident fragility, unpreparedness and/or service preceptors’ lack of mastery regarding to health-care waste management in practice locations and inexistent or insufficient approach of the theme by professors during graduation. We concluded that preceptor’s qualification in Health Higher Education emerges as a great tool for the transformation of health education in the country. That would enable students to develophealth care professionals’essential skills and competencies for an effective participation in the elaboration of a Plan Health Services Waste Management (PGRSS), knowledge of legislation and good practices related to Health Services Waste (RSS). In addition, it would allow the enhancing of their responsibilities with regard to human and animal health, protection of the environment and renewable natural resources, thus motivating the training of professionals aware of their social and environmental responsibilities.
Palavras-chave: Resíduos de serviços de saúde
Gerenciamento de resíduos
Residência multiprofissional em saúde da família
Preceptória
Health care services waste
Health residence program
Preceptorship
Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: VIEIRA, Isabelle Cristina de Oliveira. Análise do conhecimento sobre gerenciamento de resíduos de serviços de saúde adquiridos pelos residentes multiprofissionais em saúde. 2020. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ensino da Saúde) - Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7470
Data do documento: 30-out-2020
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