00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7459
Tipo: Dissertação
Título: Educação estatística: interpretando e construindo representações gráficas com alunos do 5º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Statistical education: interpreting and building graphic representations with students of the 5th year of fundamental education
Autor(es): Souza, Lucineide Maria de
Primeiro Orientador: Barros, Amauri da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Santos, Givaldo Oliveira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Guerra, Ediel Azevedo
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Juliana Roberta Theodoro de
Resumo: Diante do avanço tecnológico e das transformações econômicas, ambientais e sociais de uma sociedade cada vez mais informatizada, a Estatística apresenta grande relevância social. Nesta direção, esta pesquisa se propôs a investigar as contribuições de uma Sequência Didática, baseada na perspectiva do ciclo da investigação científica, para o desenvolvimento da aprendizagem sobre leitura, interpretação e construção de gráfico de barra e de linha e do conceito de escala. Como aporte teórico, utilizou-se os seguintes autores: Cazorla (2010), Vergnaud (2014), Gal (2002), Rumsey (2002) e Batanero (2001), entre outros, que explicitam e detalham sobre a importância do letramento estatístico. Empregou-se uma abordagem de pesquisa-ação-participante com caráter qualitativo que se desenvolveu a partir da aplicação de uma SD para alunos de uma turma do 5° ano do ensino fundamental de uma escola pública da Rede Municipal de Maceió/Alagoas. A presença da Estatística em nosso cotidiano evidencia a importância que, desde os anos iniciais, os conceitos elementares relacionados a esta área sejam abordados em sala de aula visando o desenvolvimento do pensamento estatístico numa perspectiva de letramento estatístico. Desta forma, promove-se um ensino que contribua para a formação cidadã e científica de todos, mais especificamente dos alunos. A coleta dos dados deu-se através de um diário de campo, registros através de fotos, áudios e de materiais produzidos pelos estudantes durante o desenvolvimento da aplicação da Sequência Didática. Todos os alunos participaram da aplicação do pré-teste, da Sequência Didática e do pós-teste. Os resultados obtidos evidenciam que o ensino da Estatística na Educação Básica não pode se limitar ao contexto apenas da leitura, mas é preciso ensinar conceitos e procedimentos estatísticos utilizando o ciclo de investigação científica que permitirá ao estudante problematizar, planejar e executar a pesquisa, promovendo assim o desenvolvimento do letramento estatístico.
Abstract: In the face of technological advances and economic, environmental and social changes in an increasingly computerized society, Statistics has great social relevance. In this direction, this research set out to investigate the contributions of a Didactic Sequence, based on the perspective of the scientific investigation cycle, for the development of learning about reading, interpretation and construction of bar and line graph and the concept of scale. As a theoretical contribution, the following authors were used: Cazorla (2010), Vergnaud (2014), Gal (2002), Rumsey (2002) and Batanero (2001), among others, who explain and detail the importance of statistical literacy. A qualitative research-action-participant approach was used that was developed from the application of an SD for students in a class of 5th grade of elementary school in a public school in the Municipal Network of Maceió / Alagoas. The presence of Statistics in our daily lives shows the importance that, since the early years, the elementary concepts related to this area are addressed in the classroom aiming at the development of statistical thinking in a perspective of statistical literacy. In this way, education is promoted that contributes to the citizen and scientific education of all, more specifically students. Data collection took place through a field diary, records through photos, audios and materials produced by students during the development of the Didactic Sequence application. All students participated in the application of the pre-test, the Didactic Sequence and the post-test. The results obtained show that the teaching of Statistics in Basic Education cannot be limited to the context of reading only, but it is necessary to teach statistical concepts and procedures using the cycle of scientific investigation that will allow the student to problematize, plan and execute the research, thus promoting the development of statistical thinking.
Palavras-chave: Letramento Estatístico
Escala
Ciclo da Investigação Científica
Gráfico
Statistical Literacy
Scale
Scientific Research Cycle
Graphic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SOUZA, Lucineide Maria de. Educação estatística: interpretando e construindo representações gráficas com alunos do 5º ano do ensino fundamental. 2020. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7459
Data do documento: 3-set-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.