00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7458
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Laura Cristiane de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6825393185550310pt_BR
dc.contributor.referee1Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Sílvia Helena-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8742458765678524pt_BR
dc.creatorSantos, Tiago Rendley Vieira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7484398971209230pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-20T20:20:59Z-
dc.date.available2021-01-15-
dc.date.available2021-01-20T20:20:59Z-
dc.date.issued2020-08-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Tiago Rendley Vieira dos. Desenvolvimento e aplicação de jogos para o ensino de química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino médio. 2020. 87 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7458-
dc.description.abstractThis paper discusses the importance of the educational application of active methodologies such as the use of games, for the development of competences and skills necessary for learning chemistry. Based on our experience as a teacher in high school, some of the frequently observed learning problems were taken as guiding factors of this research, which cause important obstacles to the teaching process of many students: deficiency in the construction of meanings in relation to Chemical symbols and representations and their association with concrete things; as an action proposal, a brief case study was carried out with a class from the 1st year of high school, adequate to the mentioned problems, and applied questionnaires and a game, developed for a PROFQUI discipline, called “What is the element?”, which discusses the contents of the periodic table, chemical elements and substances. It was carried out a qualitative analysis of the activities performed from the questionnaires and observations of the students' behavior, participation and performance during the activities. From the analysis of the collected data, it can be inferred that the use of games, developed with the intention of promoting certain knowledge or behavior, demonstrates a great potential to motivate students' interest, creating a classroom environment prone to learning.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química- PROFQUIpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuímica - Ensino médiopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologia ativa (Metodologia de ensino)pt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectChemistrypt_BR
dc.subjecthigh schoolpt_BR
dc.subjectlearningpt_BR
dc.subjectactive methodologiespt_BR
dc.subjecteducational gamespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleDesenvolvimento e aplicação de jogos para o ensino de química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeDevelopment and application of games for chemistry teaching: considerations about its use in a classroom in high schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho discute a importância da aplicação, na educação, de metodologias ativas como o uso de jogos, para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprendizado de química. Com base em nossa experiência como docente no ensino médio, foram tomados como norteadores da pesquisa alguns problemas de aprendizagem observados com frequência e causadores de importantes entraves para o processo de ensino de muitos alunos: deficiência na construção de significados em relação aos símbolos e representações químicas e sua associação com coisas concretas; Como proposta de ação, foi realizado um breve estudo de caso com uma turma do 1o ano do ensino médio, adequada aos problemas mencionados, e aplicados questionários e um jogo, desenvolvido para uma disciplina do PROFQUI, chamado “Qual é o elemento?”, que trata dos conteúdos tabela periódica, elementos químicos e substâncias. Foi realizada uma análise qualitativa das atividades executadas a partir dos questionários e de observações do comportamento, participação e desempenho dos alunos durante o transcorrer da atividade. A partir da análise dos dados coletados infere-se que a utilização de jogos, desenvolvidos com a intencionalidade de promover determinado conhecimento ou comportamento, demonstra um grande potencial para motivar o interesse dos estudantes, criando um ambiente em sala de aula propenso à aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.