00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7444
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3181078095367990pt_BR
dc.contributor.referee1Mercado, Luis Paulo Leopoldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Lynn Rosalina Gama-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2226174429595901pt_BR
dc.creatorSilva, Wellington Pereira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9666473686331295pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-13T21:37:02Z-
dc.date.available2021-01-13-
dc.date.available2021-01-13T21:37:02Z-
dc.date.issued2020-08-06-
dc.identifier.citationSILVA, Wellington Pereira da. A gamificação como estratégia didática de professores na educação básica. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7444-
dc.description.abstractThis study has the guiding question: how did the training carried out in a gamification workshop contributed for teachers to understand and introduce this strategy in their subjects? Gamification in education raises new strategic, methodological and pedagogical challenges. This research aims to analyze how teachers incorporate gamification in the preparation of their lesson plans, after conducting a workshop, a continuing education course for teachers of basic education, using gamification as a didactic strategy and as content, developed with a focus on teaching-learning process. The methodology, of a qualitative character, uses as an approach the case study about an incorporation of gamification as a didactic strategy, with the intention of investigating how basic education teachers understand and develop this strategy, as well as identify the difficulties for this insertion. The research subjects were eleven tea-chers involved in the project. The data collection occurred during the training follow-up, with the techniques of the teaching plans prepared by the teachers, direct and participative observa-tion, field diary, interview, productions on the teams' blog and questionnaires. The data were formed from the categories: immersion, interaction and collaboration, highlight points that are characterized as relevant and as contributions to teacher education, indicating that they can use different forms in their teaching action. It was possible to identify as difficulties and weaknesses that occurred in the process, reflect a pedagogical practice and a proportionate training. Depending on the results, it is observed that the training was defined so that teachers, understanding the content and the strategy, could insert it in their lesson plans.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEstratégia didáticapt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDidactic strategypt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleA gamificação como estratégia didática de professores na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeGamification as a teachers teaching strategy in basic educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem a questão norteadora: de que maneira a formação realizada em uma oficina sobre gamificação contribuiu para que os professores compreendam e introduzam esta estratégia em suas disciplinas? A gamificação na educação estabelece novos desafios estratégicos, metodológicos e pedagógicos. Esta pesquisa tem como objetivo analisar como os professores incorporam a gamificação na elaboração de seus planos de aula, após a realização de oficina, curso de formação continuada para professores da educação básica, utilizando a gamificação como estratégia didática e como conteúdo, desenvolvida com foco no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia, de caráter qualitativo, utilizou como abordagem o estudo de caso sobre a incorporação da gamificação como estratégia didática, com a intencionalidade de investigar como os professores da educação básica compreendem e desenvolvem esta estratégia, como também identifica as dificuldades para esta inserção. Os sujeitos da pesquisa foram onze professoras envolvidas no projeto. A coleta de dados ocorreu no acompanhamento da formação, com as observações dos planos de ensino elaborados pelos professores, observação direta e participativa, diário de campo, entrevista, produções no blog das equipes e questionários. Os dados foram analisados a partir das categorias: imersão, interação e colaboração, evidenciam pontos que são caracterizados como relevantes e as contribuições na formação docente indicam que poderão utilizar de formas distintas em sua ação docente. Foi possível identificar as dificuldades e fragilidades ocorridas no processo, refletir a prática pedagógica e a formação proporcionada. Em função dos resultados, observa-se que a formação foi significativa para que os professores, entendendo o conteúdo e a estratégia, pudessem inserir em seus planos de aula.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A gamificação como estratégia didática de professores na educação básica.pdf2.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.