00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7410
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Francisco Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2707630123649086pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Maria Aparecida Batista de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2451740449364274pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, José Vicente da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5437241483951235pt_BR
dc.creatorSilva, Priscila Fernanda da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4395896005363188pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-31T02:41:26Z-
dc.date.available2020-12-30-
dc.date.available2020-12-31T02:41:26Z-
dc.date.issued2017-11-21-
dc.identifier.citationSILVA, Priscila Fernanda da. A crise da racionalidade moderna e da educação: é possível a emancipação por meio da educação?.2020. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Filosofia e Educação) – Centro de educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Filosofia e Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7410-
dc.description.abstractIt is discussed from a bibliographic survey, the role of education in modern rationality. Therefore, given the universe of questions that this implies, it was preferred to conduct a debate from the standpoint of Immanuel Kant (Ueber paedagogie) and Max Horkheimer (Eclipse of razon). The reading and importance of the analysis of these authors raises disturbing questions for a society that has been experiencing the dramas and challenges of modernity. Therefore, the debate about the rationalizing modes and utopia, for whom education represents intellectual emancipation, evidences the existence of social differentiation, especially, experienced by the new generations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização “Lato Sensu” em Filosofia e Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRacionalidadept_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectRationalitypt_BR
dc.subjectModernitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleA crise da racionalidade moderna e da educação: é possível a emancipação por meio da educação?pt_BR
dc.title.alternativeThe crise of modern rationality and education is it possible to emancipate through education?pt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoDiscute-se, a partir de um levantamento bibliográfico, o papel da educação e da racionalidade moderna. Para tanto, dado o universo de questões que isto implica, preferiu-se conduzir um debate sob a ótica de Immanuel Kant (Sobre a pedagogia) e Max Horkheimer (Eclipse da razão). A leitura e importância da análise destes autores suscita inquietantes questões para uma sociedade que tem vindo a vivenciar os dramas e os desafios da modernidade. Portanto, o debate sobre os modos e as utopias racionalizadoras, para quem a educação representa a emancipação, evidencia a existência da diferenciação social experimentada, especialmente, pelas novas gerações.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A crise da racionalidade moderna e da educação: é possível a emancipação por meio da educação?.pdf6.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.