Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7410
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Souza, Francisco Pereira de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2707630123649086 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Maria Aparecida Batista de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2451740449364274 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, José Vicente da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5437241483951235 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Priscila Fernanda da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4395896005363188 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-31T02:41:26Z | - |
dc.date.available | 2020-12-30 | - |
dc.date.available | 2020-12-31T02:41:26Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-21 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Priscila Fernanda da. A crise da racionalidade moderna e da educação: é possível a emancipação por meio da educação?.2020. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Filosofia e Educação) – Centro de educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Filosofia e Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7410 | - |
dc.description.abstract | It is discussed from a bibliographic survey, the role of education in modern rationality. Therefore, given the universe of questions that this implies, it was preferred to conduct a debate from the standpoint of Immanuel Kant (Ueber paedagogie) and Max Horkheimer (Eclipse of razon). The reading and importance of the analysis of these authors raises disturbing questions for a society that has been experiencing the dramas and challenges of modernity. Therefore, the debate about the rationalizing modes and utopia, for whom education represents intellectual emancipation, evidences the existence of social differentiation, especially, experienced by the new generations. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Especialização “Lato Sensu” em Filosofia e Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Racionalidade | pt_BR |
dc.subject | Modernidade | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Rationality | pt_BR |
dc.subject | Modernity | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A crise da racionalidade moderna e da educação: é possível a emancipação por meio da educação? | pt_BR |
dc.title.alternative | The crise of modern rationality and education is it possible to emancipate through education? | pt_BR |
dc.type | Especialização | pt_BR |
dc.description.resumo | Discute-se, a partir de um levantamento bibliográfico, o papel da educação e da racionalidade moderna. Para tanto, dado o universo de questões que isto implica, preferiu-se conduzir um debate sob a ótica de Immanuel Kant (Sobre a pedagogia) e Max Horkheimer (Eclipse da razão). A leitura e importância da análise destes autores suscita inquietantes questões para uma sociedade que tem vindo a vivenciar os dramas e os desafios da modernidade. Portanto, o debate sobre os modos e as utopias racionalizadoras, para quem a educação representa a emancipação, evidencia a existência da diferenciação social experimentada, especialmente, pelas novas gerações. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A crise da racionalidade moderna e da educação: é possível a emancipação por meio da educação?.pdf | 6.83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.