00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7341
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Baumgarten, Lídia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7312808913197579pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Irinéia Maria Franco dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6801048248935718pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Cândido Moreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1367734788905163pt_BR
dc.creatorSilva, Carlos André da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5804916280925052pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-04T03:48:33Z-
dc.date.available2020-12-03-
dc.date.available2020-12-04T03:48:33Z-
dc.date.issued2020-09-22-
dc.identifier.citationSILVA, Carlos André da. A missa do vaqueiro em Manari/PE: as relações entre história, memória e cultura (1986-2018). 2020. 145 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Programa de Pós Graduação em História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7341-
dc.description.abstractThe Cowboy Mass is a recent religious, historical and cultural phenomenon in the historicity of the municipality of Manari/PE, still little studied and lacking in written sources. This research aimed to analyze the historical and cultural importance, as well as to identify the problems and unfoldings, from oral narratives of men and women, from the countryside and the city, which are connected with the religious act, with cow girl culture, with history and with the memory of the place. To locate the research in a time/space, a time frame was established between 1986 and 2018. As historical sources, the use of newspapers from the digital collection of the Hemeroteca of the National Library was used; images and photographs from family and private archives. Oral History was used as a methodological resource to analyze the narrative of the interviews. Seven collaborators were previously selected for the development of the research, using an interview script, defined as semi-structured. As a theoretical basis, we used the works of authors such as: Cunha (2016); Cascudo (2000); Albuquerque Jr. (2011); Meihy and The Netherlands (2010); Alberti (2013), Souza (2013), Halbwachs (2003); among others. The results obtained show that since its idealization, the Cowboy Mass in Manari has undergone an intense process of resignification, besides contributing to the permanence of cowboy culture and man's relations with the countryside. It is a religious solemnity that is impregnated by diverse interests and different relationships, be they social and/or power, as well as by political relations, in addition to the ambiguous and conflicting relationship between the "sacred" and the "profane" that goes beyond the space of sociability.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMissa do Vaqueiro (Eventos religiosos)pt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectRessignificaçãopt_BR
dc.subjectCowboy masspt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectResignificationpt_BR
dc.subjectPower relationspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleA missa do vaqueiro em Manari/PE: as relações entre história, memória e cultura (1986-2018)pt_BR
dc.title.alternativeThe cowboy mass in Manari/PE: the relations between history, memory and culture (1986-2018)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA Missa do Vaqueiro é um fenômeno religioso, histórico e cultural recente na historicidade do município de Manari/PE, ainda pouco estudado e carente de fontes escritas. A presente pesquisa teve como objetivo analisar a importância histórica e cultural, bem como identificar as problemáticas e desdobramentos, a partir de narrativas orais de homens e mulheres, do campo e da cidade, que estão conectados com o ato religioso, com a cultura vaqueira, com a história e com a memória do lugar. Para localizarmos a pesquisa num tempo/espaço, um recorte temporal foi estabelecido entre os anos de 1986 e 2018. Como fontes históricas, foi empregado o uso de jornais do acervo digital da Hemeroteca da Biblioteca Nacional; imagens e fotografias de arquivos familiares e particulares. Utilizou-se a História Oral como recurso metodológico para analisar a narrativa das entrevistas. Foram previamente selecionados, sete colaboradores para o desenvolvimento da pesquisa, utilizando-se um roteiro de entrevistas, definido como semiestruturado. Como embasamento teórico, utilizamos as obras de autores como: Cunha (2016); Cascudo (2000); Albuquerque Jr. (2011); Meihy e Holanda (2010); Alberti (2013), Souza (2013), Halbwachs (2003); entre outros. Os resultados obtidos evidenciam que desde sua idealização, a Missa do Vaqueiro em Manari tem passado por intenso processo de ressignificação, além de contribuir para a permanência da cultura do vaqueiro e das relações do homem com o campo. É uma solenidade religiosa que está impregnada por interesses diversos e diferentes relações, sejam elas sociais e/ou de poder, assim como por relações políticas, além da relação ambígua e conflituosa entre o “sagrado” e o “profano” que extrapola o espaço de sociabilidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A missa do vaqueiro em Manari_PE_as relações entre história, memória e cultura (1986-2018).pdf11.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.