00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7318
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Milani, Ana Maria Rita-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5972095945639777pt_BR
dc.contributor.referee1Feitosa, Cid Olival-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6060628420316378pt_BR
dc.contributor.referee2Grade, Marlene-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0499939362814355pt_BR
dc.creatorSantos, Mirabel Silva dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3422921924806785pt_BR
dc.date.accessioned2020-11-16T20:50:50Z-
dc.date.available2020-11-01-
dc.date.available2020-11-16T20:50:50Z-
dc.date.issued2020-07-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Mirabel Silva dos. Brasil: a estratégia de desenvolvimento em infraestrutura no período 2003-2014. 2020. 109 f. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós Graduação em Economia Aplicada, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7318-
dc.description.abstractThe main objective of this paper is to discuss the importance of infrastructure investment in boosting Brazil's internal economic growth,in the period between 2003 and 2014. It is Worth mentioning that the present research will focus its attention on the sectors of transport, water resources, sanitation, habitation and energy. The methodology used throughout the research includes a theoretical-bibliographic and qualitative investigation. The methodology used throughout the research includes a theoretical-bibliographic and qualitative investigation, which involves bibliographic review, collection of data and indexes and interpretation of the information collected. This paper will be divided into three chapters, in which it is intended to appraise whether the investments made by the federal government in infrastructure were successful and really impacted the country's development. Final considerations will present the results of the analysis and information collected. At the conclusion of this research, it was observed that the applications in the infrastructure sectors taken into account stood out from the last decade, creating na interesting paradox with the period from 1980 to 2000, when investments were almost null. Furthermore despite all the positives of government programs with regard to infrastructure, none of them has been able to permanently and completely solve some of the biggest problems of countries, such as poverty and social inequality. Brazil still needs to move forward in importante sectors, such as energy and sanitation, and take full advantage of its resources. This objective, as this research concluded, will only be achieved through significant applications in the infrastructure, which influences both the economy and the quality of life of brazilian people.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrasil – Infraestrutura (Economia)pt_BR
dc.subjectPrograma de aceleração do crescimentopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subjectinfrastructurept_BR
dc.subjectGrow Aceleration Program (PAC)pt_BR
dc.subjecteconomic developmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleBrasil: a estratégia de desenvolvimento em infraestrutura no período 2003-2014pt_BR
dc.title.alternativeBrazil: the infrastructure development strategy for the period 2003-2014pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo principal discutir a importância dos investimentos em infraestrutura no impulso para o desenvolvimento econômico interno do Brasil, no período compreendido entre 2003 e 2014. Vale ressaltar que o presente estudo focará sua atenção nos setores de transporte, recursos hídricos, saneamento, habitação e energia. A metodologia utilizada ao longo da pesquisa inclui uma investigação teórico-bibliográfica e qualitativa. Esta, por sua vez, envolve revisão bibliográfica, coleta de dados e índices e interpretação das informações levantadas. Este trabalho será dividido em três capítulos, nos quais pretende-se avaliar se os investimentos realizados pelo governo federal em infraestrutura obtiveram êxito e realmente impactaram o desenvolvimento do país. As considerações finais apresentarão os resultados das análises e informações coletadas. Observou-se, ao concluir este estudo, que as aplicações nos setores de infraestrutura aqui levados em consideração destacaram-se a partir da última década, criando um paradoxo interessante com o período que vai de 1980 a 2000, quando os investimentos eram quase nulos. Além disso, pode-se afirmar que, apesar de todos os pontos positivos dos programas governamentais no que concerne à infraestrutura, nenhum deles foi capaz de sanar em definitivo e por completo alguns dos maiores problemas do país, como a pobreza e a desigualdade social. O Brasil ainda precisa avançar em setores importante, como o de energia e de saneamento, e aproveitar a capacidade total de seus recursos. Esse objetivo, como essa pesquisa concluiu, só será alcançado a partir de aplicações significativas na infraestrutura, que tanto influencia na economia e na qualidade de vida dos brasileiros.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Brasil a estratégia de desenvolvimento em infraestrutura no período 2003-2014.pdf12.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.