00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU
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Tipo: Dissertação
Título: Impactos do ruído urbano e barreiras acústicas: estudo de caso em escolas da rede municipal de Maceió, Alagoas
Título(s) alternativo(s): Impacts of urban and acoustic barriers: a case study in municipal schools in Maceió, Alagoas
Autor(es): Firmino, Lorena Bispo de Oliveira
Primeiro Orientador: Oiticica, Maria Lúcia Gondim da Rosa
metadata.dc.contributor.referee1: Toledo, Alexandre Márcio
metadata.dc.contributor.referee2: Batista, Juliana Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Lisot, Aline
Resumo: Do ponto de vista acústico, os espaços urbanos são complexos porque envolvem uma pluralidade de fontes de ruído. Os problemas ambientais gerados por essas fontes, comprometem a qualidade sonora nos espaços que são expostos ao ruído urbano, como as residências, as escolas e os hospitais. O Ministério da Saúde avalia que quando o ruído é intenso e a exposição a ele é continuada, podem ocorrer alterações estruturais no ouvido interno, relacionadas ao tempo de exposição ao ruído. Além das deficiências auditivas e alguns distúrbios e doenças, o ruído pode afetar o comportamento perceptivo, motor e cognitivo, causando déficits de aprendizado nas escolas. O ponto de parada de ônibus é o local estabelecido na via pública onde se dá a parada do veículo de transporte coletivo para o embarque ou desembarque de viajantes. Esses equipamentos favorecem os atos índices de ruído ambiental com aglomeração de pessoas e veículos em suas proximidades. Como medidas de proteção do indivíduo ao ruído urbano, as barreiras acústicas vêm funcionando de maneira exemplar nos dias atuais. O objetivo dessa pesquisa foi investigar o ruído urbano em escolas localizadas próximas a abrigos de ônibus, tendo como estudo de caso edificações públicas escolares de ensino médio e fundamental do município de Maceió, estado de Alagoas. A metodologia adotada foi constituída etapas que envolveram tabulação, mapeamentos das escolas de ensino fundamental e médio da rede municipal da cidade assim como a contabilização dos pontos de paradas de ônibus localizadas a menos de 50 metros de cada escola. Dentre elas, os muros se apresentaram híbridos (opacos e vazado) ou não possuíam muros; 3 escolas foram selecionadas por possuírem paradas de ônibus localizadas na mesma calçada de uma de suas fachadas. Para as mensurações, foram realizados os procedimentos de medições dos níveis de pressão sonora na região externa da edificação escolar, inclusive nos abrigos encontrados. O levantamento dos dados acústicos foi realizado em dias de semana e em horários comerciais, por serem os horários com maior fluxo de ônibus, evitando-se acontecimentos atípicos de fins de semana e feriados. Os dados obtidos nas medições foram adquiridos por meio do medidor de nível de pressão sonora da 01dB – Metravib. Após a etapa de medições do nível de pressão sonora, simulações acústicas foram efetuadas através do software para mapeamento e predição acústica Cadna-A. Com isso, foram realizadas comparações entre simulações de mapas sonoros com dois cenários diferentes para um mesmo recorte espacial, sendo um cenário com a situação real do abrigo, e o segundo com a situação do abrigo proposto com a função de uma barreira. Como resultado, foi possível observar que nos três casos as escolas sofrem com os impactos dos ruídos urbanos, acrescidos dos índices provocados pelos abrigos dos pontos de parada de ônibus. Os valores de LAeq medidos nos abrigos de ônibus variaram de 67 a 77 dB ponderados em (A). Com a síntese das análises, foi possível compreender que um planejamento prévio para a locação de equipamentos escolares e urbanos, de uma maneira geral é imprescindível, pois foi visto que, assim como os semáforos, lombadas e faixas de pedestre, os pontos de parada de ônibus também são fatores influenciadores nos índices do ruído urbano.
Abstract: From the acoustic point of view, urban spaces are complex because they involve a plurality of noise sources. The environmental problems generated by these sources compromise sound quality in spaces that are exposed to urban noise, such as residences, schools and hospitals. The Ministry of Health assesses that when noise is intense and exposure to it is continued, structural changes in the inner ear may occur, related to the time of exposure to noise. In addition to hearing impairments and some disorders and diseases, noise can affect perceptual, motor and cognitive behavior as learning deficits in schools. The bus stop is the place stipulated on the public road where the collective transportation vehicle stops for the embarkation or disembarkation of travelers.These equipment corroborate with crowding of people and vehicles in their vicinity, which causes in the addition of noise to the ambient sound. As measures of protection of the individual to the urban noise, the acoustic barriers see functioning in an exemplary way in the present days. The descriptive objective of this research was to investigate the urban noise of schools located near shelters of bus stop, having as a case study public building of secondary and elementary school of the municipality of Maceió, state of Alagoas. The methodology adopted consisted of six stages: 106 municipal primary and secondary schools were tabulated; Of these, 86 were mapped in AutoCAD by geoprocessing; A total of 18 schools were counted with bus stops located less than 50 meters from the school, but in 8 of them, the walls were hybrids (opaque and leaked) or had no walls; Finally, 3 schools were selected for having bus stops located on the same sidewalk of one of their façades. For the measurements, the procedures of measurement of the sound pressure levels in the external region of the school building were carried out, including in the present shelters. The survey of acoustic data was performed on weekdays and at business hours, as the schedules were the busiest, avoiding atypical events at weekends and holidays. The data obtained in the measurements were acquired through the sound pressure meter of the 01Db - Metravib. After the step of sound pressure level measurements, acoustic simulations were performed through the Cadna-A acoustic prediction mapping and prediction software. Thus, comparisons were made between simulations of sound maps with two different scenarios for the same spatial clipping, being a scenario with the actual situation of the shelter, and the second with the situation of the proposed shelter with the function of a barrier. As a result, it was possible to observe that in all three cases the schools suffer from the impacts of urban noise, plus the indices provoked by shelters at bus stops. With the synthesis of the analyzes, it was possible to understand that a previous planning for the leasing of school and urban equipment, in a general way is indispensable.
Palavras-chave: Ruído – medição
Ruído urbano
Espaço externo da escola
Muros
Acústica arquitetônica
Urban noise
Schools
Bus stop point
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Citação: FIRMINO, Lorena Bispo de Oliveira. Impactos do ruído urbano e barreiras acústicas: estudo de caso em escolas da rede municipal de Maceió, Alagoas. 2019. 166 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7304
Data do documento: 11-jun-2019
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