Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7293
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Pedro Valentim dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2447231989193754 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Farias, Antonio Jose Ornellas | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3495570681770547 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Tiago Nery | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5802530832181530 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Franck Renaldo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2866855955276794 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-24T03:47:08Z | - |
dc.date.available | 2020-10-20 | - |
dc.date.available | 2020-10-24T03:47:08Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-20 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Franck Renaldo. Sequência didática para ensino de física atômica e nuclear aplicada no contexto da medicina. 2020. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7293 | - |
dc.description.abstract | The didactic sequence proposed in this work meets the recommendations of the National Curriculum Parameters, focusing on 3rd year classes of high school and the structuring theme Modern and Contemporary Physics: the study of matter and radiation, in which we approach concepts of applied atomic and nuclear physics in the context of medicine, in particular, X-rays, relationships between X-rays and radiotherapy and nuclear magnetic resonance. The application of the product was carried out in three stages: Initial problematization, one class, aimed at probing, Knowledge Organization, six classes, aimed at improving students' knowledge, and Knowledge Application, one class, production and socialization of a leaflet about the themes under study. The development of the curriculum was linked to the existing relationships between contextualization of the content, didactic resources, teaching and learning strategies of the students, seeking to implement processes capable of enabling important educational advances to the individuals involved. The educational procedures were carried out considering the contents in a conceptual, procedural and attitudinal way, using elements from David Paul Ausubel's Theory of Meaningful Learning and neuroscience fundamentals of how learning is built. The procedural evaluation, reflection transformed into action, and favoring the trajectory of knowledge construction. The results of the educational product show a manifestation of positive affective learning, collective and collaborative work and evidence of learning, possibly useful to students, demonstrating its potential for use in the classroom. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Produto educacional | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Contextualização do conteúdo | pt_BR |
dc.subject | Física atômica | pt_BR |
dc.subject | Física nuclear | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Educational product | pt_BR |
dc.subject | Didactic sequence | pt_BR |
dc.subject | Contextualization of the content | pt_BR |
dc.subject | Atomic Physics | pt_BR |
dc.subject | Nuclear Physics | pt_BR |
dc.subject | Meaningful learning | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.title | Sequência didática para ensino de física atômica e nuclear aplicada no contexto da medicina | pt_BR |
dc.type | Dissertação_Produto Educacional | pt_BR |
dc.description.resumo | A sequência didática proposta neste trabalho atende as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, estando voltada a turmas de 3º ano do ensino médio e ao tema estruturador Física Moderna e Contemporânea: o estudo da matéria e radiação, no qual abordamos conceitos de Física Atômica e Nuclear Aplicada no contexto da medicina, de maneira mais particular, o raio X, relações entre raio X e radioterapia e a Ressonância Magnética Nuclear. A aplicação do produto foi realizada em três etapas: Problematização Inicial, uma aula, destinada à sondagem, Organização do Conhecimento, seis aulas, voltadas ao trabalho de aprimoramento dos saberes dos alunos, e Aplicação do Conhecimento, uma aula, destinada à produção e socialização de folheto sobre os conteúdos em estudo. O desenvolvimento do currículo esteve ligado às relações existentes entre contextualização do conteúdo, recursos didáticos, estratégias de ensino e aprendizagem dos alunos, procurando efetivar processos capazes de possibilitar importantes avanços educacionais aos indivíduos envolvidos. Os procedimentos educacionais foram realizados, considerando os conteúdos de forma conceitual, procedimental e atitudinal, utilizando elementos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel e fundamentos da Neurociência de como se constrói a aprendizagem. A avaliação processual, reflexão transformada em ação, favorecedora da trajetória da construção do conhecimento. Os resultados do produto educacional evidenciam manifestação de aprendizagem afetiva positiva, do trabalho coletivo e colaborativo e indícios de aprendizagens, possivelmente, úteis aos estudantes, demonstrando ter potencial de uso em sala de aula. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sequência didática para ensino de física atômica e nuclear aplicada no contexto da medicina.pdf | 4.5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.