00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7292
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ifa, Sergio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5731503098918984pt_BR
dc.contributor.referee1Meniconi, Flávia Colen-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8299342638695738pt_BR
dc.contributor.referee2Silveira, Maria Inez Matoso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1877904100434370pt_BR
dc.creatorLopes, Fabrício Cavalcante-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4855619820395106pt_BR
dc.date.accessioned2020-10-24T03:35:43Z-
dc.date.available2020-10-20-
dc.date.available2020-10-24T03:35:43Z-
dc.date.issued2020-02-14-
dc.identifier.citationLOPES, Fabrício Cavalcante. Ensino de língua inglesa e letramento crítico em tempos neoliberais: autoetnografia de um professor em formação. 2020. 141 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Literatura) - Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7292-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze and reflect on my education as an English language teacher by participating as a collaborator of the team that offered an education course for English language teachers in the state of Alagoas. The study, placed in indisciplinary Applied Linguistics‘ field (MOITA LOPES, 2008), is organized into three sections. In the first section, I present the theories that guided this work. They are: the concept of critical literacy (JANKS, 2012, MCLAUGHLIN; DEVOOGD, 2004), the concept of neoliberalism (BROWN, 2015, 2016), a discussion on teacher education (NÓVOA, 1995; 1997), and the use of additional language (SANTOS, 2012, MOREIRA JUNIOR, 2016). In section two, I describe the research methodology of an autoethnographic nature (ADAMS, ELLIS, BOCHNER, 2015). The choice for autoethnography made it possible to reflect on myself, causing a continuous exercise of self-analysis and increased my responsibility in my decision-making and in my actions, inside and outside the classroom. In section three, I present the interpretation of the data, which is divided into five parts: 1) Enchantment blinds, in which I discuss my attempts to direct the conversations with the teachers of the education course to the interests of my research; 2) in another brick in the wall, I interpret the harmful effects of neoliberal rationality in education; 3) in local fruits, I interpret the reconstruction of meanings that I have been going through, whether in terms of teaching the English language, teacher training, or the meanings attributed to the public school; 4) in (re) visiting to (re) build, I describe the feeling and perceptions of returning to attend an educational environment to which I have already been subjected and 5) in (re) building meanings, I interpret my perception about the effects of the education course in a participating teacher, in his students and in myself. In the final remarks, I ponder on the effects of neoliberalism on education, on possible ways of subversion to this rationality and I appreciate the gains that the investigation has provided me.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professores de inglêspt_BR
dc.subjectneoliberalismopt_BR
dc.subjectLetramento Críticopt_BR
dc.subjectEnglish Teacher educationpt_BR
dc.subjectneoliberalismpt_BR
dc.subjectCritical Literacypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleEnsino de língua inglesa e letramento crítico em tempos neoliberais: autoetnografia de um professor em formaçãopt_BR
dc.title.alternativeEnglish language teaching and critical literacy in neoliberal times: autoetnography of a training teacherpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação objetivou analisar e refletir sobre a minha formação como professor de língua inglesa ao participar, como colaborador, da equipe que ofertou um curso de formação para professores de língua inglesa do estado de Alagoas. O estudo situado no campo da Linguística Aplicada indisciplinar (MOITA LOPES, 2008) está organizado em três seções. Na primeira seção, apresento as teorias que guiaram esse trabalho que foram: o conceito de letramento crítico (JANKS, 2012, MCLAUGHLIN; DEVOOGD, 2004), o de neoliberalismo (BROWN, 2015, 2016), a discussão sobre formação de professores (NÓVOA, 1995; 1997), e a compreensão de língua adicional (SANTOS, 2012, MOREIRA JUNIOR, 2016). Na seção dois, descrevo a metodologia de pesquisa de cunho autoetnográfico (ELLIS, 2003; 2010, ELLIS, ADAMS, BOCHNER, 2015). A escolha pela autoetnografia possibilitou fazer reflexões sobre mim mesmo, provocando um contínuo exercício de autoanálise e ampliou minha responsabilidade sobre minhas tomadas de decisão e minhas ações, dentro e fora da sala de aula. Na seção três, apresento a interpretação dos dados que está dividida em cinco partes: 1) o encantamento cega, em que discuto as minhas tentativas de direcionar as conversas com os professores do curso de formação para os interesses da minha pesquisa; 2) em another brick in the wall, interpreto os efeitos nocivos da racionalidade neoliberal na educação; 3) em frutas locais, interpreto a reconstrução de sentidos pela qual tenho passado, seja no que tange ao ensino de língua inglesa, à formação de professores, ou aos sentidos atribuídos à escola pública; 4) em (re) visitando para (re) construir, descrevo o sentimento e as percepções de voltar a frequentar um ambiente educacional ao qual já fui submetido e 5) em (re) construindo sentidos, interpreto a minha percepção acerca dos efeitos da formação em um professor participante, em seus alunos e em mim mesmo. Nas considerações finais, pondero sobre os efeitos do neoliberalismo na educação, sobre possíveis caminhos de subversão a esta racionalidade e estimo os ganhos que a investigação me propiciou.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.