00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Albuquerque, Augusto Aragão de
dc.contributor.advisor1LattesALBUQUERQUE, A. A.por
dc.contributor.advisor-co1Lima, Suzann Flávia Cordeiro de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1332556533167497por
dc.contributor.referee1Bittencourt, Leonardo Salazar
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8764685045584103por
dc.contributor.referee2Faria, Geraldo Majela Gaudêncio
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8297456431307780por
dc.contributor.referee3Jorge, Wilson Edson
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4822219764211986por
dc.creatorSouza, Danielle Gomes de Barros
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7725824845106168por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:39:03Z-
dc.date.available2012-09-26
dc.date.available2015-08-25T18:39:03Z-
dc.date.issued2011-03-31
dc.identifier.citationSOUZA, Danielle Gomes de Barros. The impact of the pedagogical guidelines of SINASE s document in the architectural of social-educational buildings. 2011. 188 f. Dissertação (Mestrado em Dinâmicas do Espaço Habitado) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/727-
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentDinâmicas do Espaço Habitadopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSINASEeng
dc.subjectSocio-educational buildingseng
dc.subjectYouth people who commited offenseseng
dc.subjectSocio-educational architectureeng
dc.subjectSINASEpor
dc.subjectUnidades socioeducativaspor
dc.subjectAdolescente em conflito com a leipor
dc.subjectArquitetura socioeducativapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpor
dc.titleA repercussão das diretrizes pedagógicas do SINASE no projeto arquitetônico de unidades socioeducativas de internaçãopor
dc.title.alternativeThe impact of the pedagogical guidelines of SINASE s document in the architectural of social-educational buildingseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA diferenciação da forma de aprisionamento do jovem em conflito com a lei de uma pessoa adulta tem seus primeiros indícios com as casas de correção na Europa no século XVI. Desde então, tais espaços são modificados, adaptados e construídos ao longo dos séculos, sendo identificadas determinadas fases e isso se reflete no Brasil. Com a Constituição Federal de 1988 toda criança e adolescente passa a ser considerado sujeito de direito em qualquer situação, inclusive na privação de liberdade. Tal ponto é ratificado em 1990, com o Estatuto da Criança e do Adolescente, onde são adotadas as medidas socioeducativas para os jovens que cometem ato infracional, que tem cunho jurídico, mas principalmente ético e pedagógico. Apesar da mudança de paradigma, o Estatuto parece não se refletir na configuração dos espaços destinados aos jovens privados de liberdade, onde a estrutura física contribui para a situação desumana e degradante com que são tratados. É só com o documento Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo SINASE, que se estabelecem parâmetros arquitetônicos para a construção de unidades socioeducativas de internação. A partir daí parece existir uma mudança na configuração espacial dessas unidades, provavelmente pela exigência de seguir as orientações e parâmetros do documento para construção de unidades cujo financiamento é de origem federal. Diante dessa nova configuração e da exigência do documento para a construção de unidades socioeducativas, o objetivo desta dissertação é identificar a repercussão das diretrizes pedagógicas do SINASE nos projetos arquitetônicos de unidades socioeducativas de internação. Para tanto foi adotado como metodologia o estudo de casos múltiplos baseado na lógica da replicação, sendo escolhidas três unidades no Brasil e utilizados elementos da teoria da Sintaxe Espacial para a sua análise. O objetivo da utilização da Sintaxe foi trabalhar com a relação de segregação e integração dos espaços, considerando os espaços mais integrados os com maior potencial socioeducativo. Foram adotados como critérios o arranjo dos espaços e as barreiras e permeabilidades existentes em cada projeto, sendo possível constatar que as diretrizes do documento possibilitam a construção tanto de projetos mais socioeducativos como projetos que visam mais a disciplina como forma de controle. Conclui-se então que o documento do SINASE representa um grande avanço, mas é preciso que o projetista tenha conhecimento do real papel a ser desempenhado por uma unidade socioeducativa, para que possa inclusive questionar o programa estabelecido e as diretrizes contidas no documento que, em determinados pontos, são contraditórias e se contrapõem com a própria proposta socioeducativa.por
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