00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7244
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Neto, Gregório Manoel da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Márcio Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1541276246771533pt_BR
dc.creatorSilva, Jefson Glowascki da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8900620321690864pt_BR
dc.date.accessioned2020-10-09T04:31:41Z-
dc.date.available2020-10-05-
dc.date.available2020-10-09T04:31:41Z-
dc.date.issued2020-03-25-
dc.identifier.citationSILVA, Jefson Glowascki da. Divisibilidade no ensino fundamental : uma proposta de abordagem usando questões da OBMEP. - 2020. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7244-
dc.description.abstractThis paper presents an approach to the content of divisibility in Elementary Education focusing on problem solving in the Brazilian Mathematics Olympiad of Public Schools (OBMEP) Level 1, with the main objective of showing that it is possible that a larger number of students have contact with questions of such type, being able to stimulate and promote an improvement in the quality of Basic Education. Initially an approach is made about Mathematical Olympics in Brazil. Then, some basic concepts and properties of Number Theory are approached and traditional and innovative teaching are discussed, based on the ideas of some authors. Finally, a didactic sequence proposal is presented, which was the main target of our research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOlimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicaspt_BR
dc.subjectDivisibilidadept_BR
dc.subjectTeoria dos númerospt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectOBMEPpt_BR
dc.subjectQuestõespt_BR
dc.subjectDivisibilitypt_BR
dc.subjectNumber Theorypt_BR
dc.subjectQuestionspt_BR
dc.subjectFollowing teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleDivisibilidade no ensino fundamental: uma proposta de abordagem usando questões da OBMEPpt_BR
dc.title.alternativeDivisibility in elementary education: a proposed approach using OBMEP issuespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma abordagem do conteúdo de divisibilidade no Ensino Fundamental focando na resolução de problemas das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) Nível 1, com principal objetivo de mostrar ser possível que um número maior de alunos tenha contato com questões de tal tipo, podendo estimular e promover uma melhoria na qualidade da Educação Básica. Inicialmente é feita uma abordagem sobre Olimpíadas Matemáticas no Brasil. Em seguida, aborda-se alguns conceitos e propriedades elementares da Teoria dos Números e discuti-se sobre o Ensino Tradicional e Ensino Inovador, alicerçados nas ideias de alguns autores. Por fim, é apresentada uma proposta de sequência didática, a qual foi o alvo principal de nossa pesquisa.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Divisibilidade no ensino fundamental: uma proposta de abordagem usando questões da OBMEP.pdf2.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.