00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO - CEDU
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Tipo: Especialização
Título: As relações de dominação e os processos de libertação da vítima segundo a Filosofia de Enrique Dussel
Título(s) alternativo(s): The relationships of domination and the processes of release of the victim under the philosophy of Enrique Dussel
Autor(es): Cavalcante, Giucelly Palmeira Dantas Teodosio
Primeiro Orientador: Silva, José Vicente Medeiros da
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Maria Aparecida Batista de
Resumo: O presente artigo tem como finalidade abordar as questões relacionadas ao processo de dominação e libertação das vítimas (as mulheres, os jovens, negros, índios, etc.) na filosofia da libertação de Dussel, pontuando as formas como essa dominação acontece e os caminhos a ser percorridos para que essa libertação aconteça. A discussão acerca dessa temática é de suma importância, visto que os processos de dominação estão presentes em todas as esferas administrativas e em todas as formas (econômicas, sociais, culturais e educacionais). Discutir as relações de dominação e os processos de libertação e entendimento do “outro como outro” e não como “não ser”, faz-se importante na contemporaneidade. Para a construção do artigo foram utilizadas as metodologias de abordagem qualitativa e procedimentos da pesquisa bibliográfica em algumas das obras do filosofo Enrique Dussel.
Abstract: This article aims to address issues related to the process of domination and liberation of the victims (women, youth, blacks, Indians, etc.) in Dussel's liberation philosophy, noting the ways in which this domination takes place and the ways be covered for this release to take place. The discussion about this theme is of the utmost importance, since the processes of domination are present in all administrative spheres and in all forms (economic, social, cultural and educational). To discuss the relations of domination and the processes of liberation and understanding of the "other as another" and not as "not to be", becomes important in the contemporary world. For the construction of the article we used the methodologies of qualitative approach and procedures of the bibliographic research in some of the works of the philosopher Enrique Dussel.
Palavras-chave: Dussel
Vitima
Dominação
Libertação
Práxis
Release
Victim
Domination
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização “Lato Sensu” em Filosofia e Educação
Citação: CAVALCANTE, Giucelly Palmeira Dantas Teodosio. As relações de dominação e os processos de libertação da vítima segundo a Filosofia de Enrique Dussel. 2017. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Filosofia e Educação) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Filosofia e Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7241
Data do documento: 14-nov-2017
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