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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7228
Tipo: | Especialização |
Título: | Uma possibilidade para a ação de educar: a emancipação intelectual em Jacques Rancière |
Título(s) alternativo(s): | A possibility for the action of education: the intellectual emancipation in Jacques Ranciére |
Autor(es): | Gonçalves, Sidney César Dias |
Primeiro Orientador: | Silva, José Vicente Medeiros da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Walter Matias |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cahet, Henrique José Praxedes |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo abordar a educação a partir do conceito de emancipação intelectual em Jacques Rancière como uma possibilidade para a ação de educar. No decorrer do artigo são expostos conceitos que buscam fundamentar esta emancipação intelectual como uma possibilidade para uma educação que está para além das instituições educacionais. Ao por em discussão o modelo de educação baseada na explicação do mestre e o modelo baseado no desenvolvimento de raciocínios próprios do indivíduo que ignora como forma para a sua própria compreensão dos conteúdos, a presente pesquisa busca demonstrar que é possível uma superação do modelo de educação reprodutora e limitadora por uma que torne o indivíduo responsável pelo seu próprio desenvolvimento e formação. O artigo está estruturado em cinco tópicos baseados a partir da obra O mestre ignorante (2015) de Jacques Rancière e que se revelam ao longo dela como verdadeiras lições para uma emancipação intelectual. |
Abstract: | This work aims to approach education from the concept of intellectual emancipation in Jacques Rancière as a possibility for the action of educating. Throughout the article are exposed concepts that seek to support this intellectual emancipation as a possibility for an education that is beyond educational institutions. By discussing the model of education based on the teacher's explanation and the model based on the development of the individual's own reasoning that he ignores as a way for his own understanding of the contents, this research seeks to demonstrate that it is possible to overcome the model of education reproductive and limiting by one that makes the individual responsible for their own development and training. The article is structured in five topics based on Jacques Rancière's The Ignorant Master (2015) and which are revealed throughout it as true lessons for an intellectual emancipation. |
Palavras-chave: | Educação Rancière, Jacques Emancipação Filosofia Pedagogia Ensino Education Emancipation Philosophy Pedagogy Teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Especialização “Lato Sensu” em Filosofia e Educação |
Citação: | GONÇALVES, Sidney César Dias. Uma possibilidade para a ação de educar: a emancipação intelectual em Jacques Rancière. 2020. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Filosofia e Educação) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Filosofia e Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7228 |
Data do documento: | 20-nov-2017 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO - CEDU |
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