00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Monografias de Especialização (Lato Sensu), Dissertações e Teses externas a UFAL - CEDU
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Tipo: Tese
Título: Docência na educação superior nas representações sociais de professores de instituições pública e privada interfaces com sentimentos de identidade profissional e com profissionalidade docente
Título(s) alternativo(s): Enseignant de l'enseignement supérieur en représentation sociale des enseignants d'institutions publiques et privées interface avec les sensations d'identité professionnelle et de professionnalité d'enseignant
Autor(es): Silva, Maria da Conceição Valença da
Primeiro Orientador: Aguiar, Maria da Conceição Carrilho
metadata.dc.contributor.referee1: Pacheco, Natércia Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Márcia Maria de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Cunha, Maria Isabel da
metadata.dc.contributor.referee4: Cruz, Fátima Maria Leite
Resumo: O estudo se insere no âmbito das discussões em torno da docência, tendo como objeto de pesquisa representações sociais de docência na Educação Superior. Tomamos como ponto de partida o entendimento de que a docência foi e é orientada por representações sociais de professores e que estas se entrecruzam com sentimentos identitários, podendo influenciar na constituição da profissionalidade docente, enquanto processo permanente de (re)construção da profissão de professor. Elegemos como objetivo geral compreender representações sociais de docência na Educação Superior compartilhadas por professores de cursos de graduação de Instituições pública e privada, no sentido de analisar suas relações com sentimentos de identidade profissional e com a profissionalidade docente, com desdobramentos em objetivos específicos. O plano teórico-metodológico foi respaldado pela Teoria das Representações Sociais de Moscovici e pela Teoria do Núcleo Central, de Abric, perspectivadas pela abordagem multirreferencial de Ardoino, com contribuições significativas de outros estudiosos para discussão e análise das categorias teóricas e empíricas. Trata-se de uma investigação analítico-descritiva e interpretativa, com uma abordagem de complementaridade qualitativa-quantitativa, que toma a triangulação como possibilidade de articular diferentes e variados elementos do objeto de estudo. Duas Instituições de Educação Superior constituíram o lócus da investigação, sendo uma pública e outra privada, cujos protagonistas foram 130 professores de cursos de graduação. A Técnica de Associação Livre, o Questionário e a Entrevista Semiestruturada foram utilizados como procedimentos e instrumentos metodológicos, cujos achados foram analisados com base na análise de conteúdo. Os possíveis resultados encontrados a partir da interpretação do conteúdo e da organização das representações sociais de docência na Educação Superior, nomeadamente, dos sistemas central e periférico, sinalizam que essas representações estão constituídas, sobretudo, por elementos profissionais, normativos e funcionais, articulados às funções cognitiva, sociocultural e ética do exercício profissional, enquanto orientadores da prática social docente, cujo núcleo tem em sua centralidade os termos - compromisso e responsabilidade. Os sentimentos de identidade para si e identidade para outrem se coadunam com as representações sociais dos professores, realçando a positividade da estima de si e do trabalho desenvolvido pelo professor como sujeito responsável, comprometido com a formação profissional dos estudantes, com foco na aprendizagem discente. Há um reconhecimento por parte dos professores da necessidade de uma formação continuada e da construção de saberes específicos da docência, como contributos para a sua atuação profissional, aliado à importância de um conjunto de princípios que levem em conta o compromisso e a responsabilidade do trabalho do professor; há também um reconhecimento do ensino e da pesquisa como elementos básicos da profissionalidade, bem como do papel mediador do professor no processo de ensinoaprendizagem, identificados como prováveis indicadores da configuração da profissionalidade docente no contexto da Educação Superior.
Abstract: Cette étude s’insère dans le cadre des discussions au tour du métier d’enseignant, ayant comme sujet de recherche des représentations sociales du métier d’enseignant dans l’éducation de niveau supérieure. Nous avons considéré comme point de début la compréhension de que le métier d’enseignant a été et est toujours orienté par des représentations sociales de professeurs et que celles-ci s’entrecroisent avec des sentiments identitaires, pouvant influencer dans la constitution de la professionnalité enseignante, en tant que processus permanent de (re)construction de la profession de professeur. Nous avons établi comme objectif général, comprendre des représentations sociales du métier d’enseignant dans l’Éducation Supérieure partagées par des professeurs des cours de licence et des Institutions publiques et privées, dans le sens d’analyser leurs relations avec les sentiments d’identité professionnel et avec la professionnalité enseignante, avec des dédoublements dans les objectifs spécifiques. Le plan théorique-méthodologique s’est basé dans la Théorie des Représentations Sociales de Moscovici et dans la Théorie du Noyau Central de Abric, dans la perspective d’une approche multireferencielle d’Ardoino, avec des contributions significatives d’autres chercheurs pour la discussion et pour l’analyse des catégories théoriques et empiriques. Il s’agit d’une investigation analytico-qualitative, qui admet la triangulation comme possibilité d’articuler de différentes et variées éléments du sujet d’étude. Deux Institutions d’Éducation Supérieur ont constitué le locus de l’investigation, une publique et l’autre privée, dont les protagonistes ont été les 130 professeurs des cours de licence. La Technique d’Association Livre, le Questionnaire et l’Entretien Semi-directif ont été utilisés comme procédures et instruments méthodologiques, dont les résultats fut analysés selon l’analyse de contenu. Les possibles résultats trouvés à partir de l’interprétation du contenu et de l’organisation des représentations sociales du métier d’enseignant dans l’Éducation Supérieure, notamment des systèmes central et périphérique, signalent que ces représentations sont surtout constituées, par des éléments professionnels, normatifs et fonctionnels, articulés aux fonctions cognitives, socioculturelles et éthique de l’exercice professionnel, comme directeurs de la pratique sociale enseignante, dont le noyau a dans sa centralité les thermes – compromis et responsabilité. Les sentiments d’identité pour soi et d’identité pour autrui s’accordent avec les représentations sociales des professeurs, soulignant la positivité de l’estime de soi et du travail développé par le professeur comme sujet responsable, compromis avec la formation professionnelle des étudiants, avec focus dans l’apprentissage des apprenants. Il y a une reconnaissance de la part des professeurs du besoin d’une formation continue et de la construction de savoirs spécifiques de la pratique enseignante comme des apports pour l’exercice professionnel, allié à l’importance d’un ensemble de principes qui tiennent en compte le – compromis et la responsabilité – du travail du professeur ; il y a aussi une reconnaissance de l’enseignement et de la recherche comme des éléments fondamentaux de la professionnalité, ainsi comme du rôle médiateur du professeur dans le processus d’enseignement et d’apprentissage, identifiés comme des probables indicateurs de la configuration de la professionnalité enseignante dans le contexte de l’Éducation Supérieur.
Palavras-chave: Professores universitários - Formação
Ensino superior
Representações sociais
Profissionalidade docente
Identidade profissional docente
UFPE - Pós-graduação
Métier enseignant
Représentations Sociales
Éducation Supérieure
Sentiments d’Identité
Professionnalité Enseignante
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Sigla da Instituição: UFPE
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Maria da Conceição Valença da. Docência na educação superior nas representações sociais de professores de instituições pública e privada interfaces com sentimentos de identidade profissional e com profissionalidade docente. 2020. 401 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7113
Data do documento: 27-fev-2015
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