00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7104
Tipo: Dissertação
Título: Uma experiência gamificada em aulas de inglês na escola pública: repercussões e reconstruções
Título(s) alternativo(s): A gamified experience in an english language classroom at a public school: reconstructions
Autor(es): Lacerda, Lianna Maria Tavares de
Primeiro Orientador: Ifa, Sérgio
metadata.dc.contributor.referee1: Pitombeira, Cátia Veneziano
metadata.dc.contributor.referee2: Meniconi, Flávia Colen
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Lúcia de Fátima
Resumo: Este estudo objetiva interpretar as experiências e reflexões de uma professora no uso da gamificação (SHELDON, 2012; KAPP, 2012;2014, MCGONIGAL, 2011; BURKE, 2015; KOSTER, 2004), em uma sala de aula de língua inglesa no ensino médio, de uma escola pública estadual, na cidade de Maceió (AL). Sendo experiência uma palavra-chave tanto na pesquisa narrativa (CLANDININ E CONNELLY, 2004; BRUNER, 1985,1987), quanto na educação, conforme discute Dewey (1938), as interpretações da experiência gamificada são feitas narrativamente. O intuito da experiência gamificada foi contribuir com o desenvolvimento linguístico e crítico dos/as alunos/as, por meio da perspectiva do letramento crítico (AGRA, IFA, 2017; BRYDON, 2010; MCLAUGHLIN, DEVOOGD, 2004, MONTE MÓR, 2009). As aulas continham temas sociais para trabalhar o conteúdo linguístico discursivo de inglês. Os temas foram escolhidos pelos alunos, como por exemplo, violência contra a mulher e os problemas enfrentados por eles na vida escolar. Nas aulas, os alunos foram convidados a propor soluções para os problemas por meio de missões especiais. Os instrumentos de coleta foram diários de aula, gravações das aulas em áudio, comentários dos/as alunos/as, registros de conversas via celular e postagens em fórum virtual, sendo esse último a plataforma utilizada para missões extraclasse. Como resultado, foram identificadas melhorias no engajamento dos/as alunos/as porque houve maior interação entre os/as participantes e respeito a opinião do outro diante dos temas trabalhados, viabilizando também a possibilidade de desconstrução de ideias preconceituosas e opressoras via diálogo, e não violência. Além disso, houve repercussões no desenvolvimento profissional da professora, ao provocar ressignificação das visões relacionadas a ministrar aulas de inglês na escola pública.Os resultados apontaram para a possibilidade do uso da gamificação para ensino de inglês na escola pública, enfatizando também a reconstrução da ideia de experiência gamificada. Por fim, destacou-se a importância da experiência vivida no desenvolvimento profissional da professora ao ressignificar práticas em um contexto educacional público.
Abstract: This study aims to interpret the experiences and reflections of a teacher in a gamified experience (SHELDON, 2012; KAPP, 2012; 2014, MCGONIGAL, 2011; BURKE, 2015; KOSTER, 2004), in an English language classroom from a state school, in the city of Maceió (AL). As experience is a key word both in narrative research (CLANDININ AND CONNELLY, 2004; BRUNER, 1985,1987), and in education, as discussed by Dewey (1938), the interpretations of the gamified experience are made narratively. The aim of the gamified experience was to contribute to the students' linguistic and critical development through the perspective of critical literacy (AGRA, IFA, 2017; BRYDON, 2010; MCLAUGHLIN, DEVOOGD, 2004, MONTE MÓR, 2009). The classes covered social topics to work on the English linguistic content. The themes were chosen by the students, such as violence against women and the problems faced by them in school life. In class, students were invited to propose solutions to problems through special missions. The data include class diaries, audio recordings, comments from students, records of conversations via cell phone and posts in a virtual forum, the latter being the platform used for extra-class missions. As a result, improvements in student engagement were identified because there was greater interaction between the participants and respect for the opinion of their classmates in relation to the topics worked on, also enabling the possibility of deconstructing prejudiced and oppressive ideas through dialogue, and not violence In addition, there were repercussions on the professional development of the teacher, provoking a new meaning in the visions related to teaching English classes in public schools. The results pointed to the possibility of using gamification for teaching English in public schools, also emphasizing the reconstruction of the idea of gamified experience. Finally, the importance of the experience lived in the professional development of the teacher was emphasized by reframing practices in a public educational context.
Palavras-chave: Jogos no ensino de língua inglesa
Leitura crítica
Língua inglesa-Estudo e ensino
Escolas públicas
Experiência gamificada
Gamified experience
Critical literacy
English language
Public school
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: LACERDA, Lianna Maria Tavares de. Uma experiência gamificada em aulas de inglês na escola pública: repercussões e reconstruções. 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7104
Data do documento: 27-mai-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma experiência gamificada em aulas de inglês na escola pública: repercussões e reconstruções.pdf2.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.