00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: Relação entre processos formativos sobre humanização da saúde e a prática de trabalhadores de um centro especializado em reabilitação
Título(s) alternativo(s): Relationship between formative processes on health humanization and the worker practice of a specialized rehabilitation center
Autor(es): Menezes, Juliana Araújo
Primeiro Orientador: Aragaki, Sérgio Seiji
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Maria de Lourdes Fonseca
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Jeane Fêlix da
Resumo: Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas é composto por um artigo, baseado na pesquisa intitulada Relação entre processos formativos sobre humanização da saúde e a prática de trabalhadores de um centro especializado em reabilitação, e dos produtos educacionais, construídos a partir das reflexões advindas da citada pesquisa. Fundamentando-se na perspectiva do Construcionismo Social, a pesquisa teve como objetivo conhecer os discursos de trabalhadores de um Centro Especializado em Reabilitação a respeito de como as suas práticas estão relacionadas com o seu processo formativo sobre humanização da saúde. Para atingir os objetivos, adotou-se enquanto metodologia uma oficina realizada com 15 trabalhadores de um serviço de saúde, localizado na cidade de Maceió, Estado de Alagoas. Os resultados da pesquisa apontam para a polissemia do conceito humanização da saúde, processos de trabalho que estão alinhados aos sentidos da humanização orientados pela Política Nacional de Humanização e outras que dela divergem. Identifica-se que há uma fragilidade da educação formal em torno do tema e percebe-se que a prática não caminha isolada da formação, visto que o processo formativo em humanização da saúde está presente na interação com outros sujeitos e se faz na intervenção. Nos desafios identificamos o modelo de gestão, a valorização profissional, a mecanização do trabalho e a educação permanente em saúde. E, enquanto propostas de superação desses desafios identificaram a necessidade de se fomentar grupos. Como produtos educacionais foram produzidas mídias educativas que diz respeito a uma série de vídeos sobre a humanização da saúde na atenção em reabilitação. Verifica-se a necessidade de desenvolver atividades de Educação Permanente em Saúde visando aprofundar o tema. Espera-se, com esse trabalho, contribuir para o ensino na saúde, em especial, na formação dos trabalhadores e gestores de saúde, bem como melhorar a atenção na saúde em reabilitação.
Abstract: This Academic Work of Course Completion of the Professional Master's Degree in Health Education at the Faculty of Medicine of the Federal University of Alagoas is composed of an article, based on the research entitled Relationship between training processes on humanization of health and the practice of workers at a specialized center in rehabilitation, and educational products, built from the reflections arising from the aforementioned research. Based on the perspective of Social Constructionism, the research aimed to get to know the speeches of workers at a Specialized Rehabilitation Center regarding how their practices are related to their training process on humanization of health. To achieve the objectives, a workshop with 15 workers from a health service, located in the city of Maceió, State of Alagoas, was adopted as methodology. The research results point to the polysemy of the concept of humanization of health, work processes that are aligned with the meanings of humanization guided by the National Humanization Policy and others that diverge from it. It is identified that there is a weakness of formal education around the theme and it is noticed that the practice does not go isolated from the training, since the training process in humanization of health is present in the interaction with other subjects and is done in the intervention. In the challenges we identified the management model, the professional valorization, the mechanization of work and the permanent education in health. And, while proposals to overcome these challenges identified the need to foster groups. As educational products, educational media were produced that relate to a series of videos on the humanization of health in rehabilitation care. There is a need to develop Permanent Health Education activities in order to deepen the theme. This work is expected to contribute to health education, especially in the training of health workers and managers, as well as to improve health care in rehabilitation.
Palavras-chave: Humanização da assistência
Centros de reabilitação
Educação permanente em saúde
Humanization of assistance
Teaching
Continuing education
Rehabilitation centers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: MENEZES, Juliana Araújo. Relação entre processos formativos sobre humanização da saúde e a prática de trabalhadores de um centro especializado em reabilitação. 2020. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7094
Data do documento: 29-mai-2020
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