00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7090
Tipo: Dissertação
Título: O sistema público de educação infantil da cidade de Arapiraca/ AL
Título(s) alternativo(s): The public system of child education in the city of Arapiraca / AL
Autor(es): Silva, Surama Angélica da
Primeiro Orientador: Haddad, Lenira
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee2: Simôes, Patricia Maria Uchôa
Resumo: Esta pesquisa situa-se no âmbito de projeto de pesquisa mais amplo realizado pelo Grupo de Pesquisa Educação Infantil e Desenvolvimento Humano – GPEIDH, intitulado A educação infantil no estado de Alagoas. O projeto procura contribuir para cobrir uma lacuna causada pela escassez de informações sistematizadas sobre essa etapa da educação básica no estado de Alagoas e contempla uma perspectiva histórica e atual. O objetivo desta dissertação consiste em caracterizar a rede pública municipal de educação infantil de Arapiraca, AL, no âmbito da política e gestão, relacionadas com os princípios pronunciados nos marcos legais brasileiros tais como a CF/88, ECA/90, LDBEN/96 dentre outros, considerados marcos legais da educação infantil. O estudo objetiva compreender a política e gestão da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação (Semed) do município de Arapiraca, assim como funcionam as instituições educacionais públicas municipais que ofertam a educação infantil. Para a realização desta pesquisa, baseamo-nos em marcos legais da educação infantil, assim como em documentos e pareceres de caráter normativo desta área. A metodologia utilizada, no que se refere à natureza da pesquisa, adotando o estudo descritivo, com uma abordagem quali-quantitativa, foi a pesquisa documental e de campo. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se duas entrevistas – com a secretária municipal de Educação e a coordenadora responsável pelo setor de educação infantil em conjunto e outra direcionada ao presidente do Conselho Municipal de Educação (CME) – e um questionário voltado aos gestores das unidades de educação infantil. Como resultado e de modo positivo, no âmbito da política e gestão, o município, por meio da Semed, está organizado na tentativa de cumprir a garantia do direito das crianças à educação infantil. O número de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e Escolas de Ensino Fundamental (EEF) públicas que atendem a educação infantil é significativo, considerando a população infantil, demonstrando que houve ações efetivas para a ampliação da oferta pública, mantida totalmente pelo município. De modo geral, percebe-se que existe um longo caminho à frente no intuito de garantir o direito ao acesso à Educação Infantil para todas as crianças, como previsto e garantido nos documentos legais para a área.
Abstract: This research is within the scope of a broader research project carried out by the Research Group on Early Childhood Education and Human Development (GPEIDH), entitled Early Childhood Education in the State of Alagoas. The project seeks to contribute to fill a gap caused by the scarcity of systematized information on this stage of basic education in the state of Alagoas and contemplates a historical and current perspective. The objective of this dissertation is to characterize the municipal public network of early childhood education in Arapiraca, AL, within the scope of policy and management, related to the principles pronounced in the Brazilian legal frameworks such as CF/88, ECA/90, LDBEN/96 among others, considered legal milestones of early childhood education. The study aims to understand the policy and management of early childhood education of the Municipal Education Department (Semed) of the municipality of Arapiraca, as well as the municipal public educational institutions that offer early childhood education. To carry out this research, we based on the legal frameworks of early childhood education, as well as on documents and opinions of a normative nature in this area. The methodology used, with regard to the nature of the research, adopting the descriptive study, with a quali-quantitative approach were documentary and field research. As instruments of data collection, two interviews were used, one directed to the municipal education secretary together with the coordinator responsible for the infant education sector, and another directed to the president of the Municipal Education Council (CME) and a questionnaire directed to the managers of the early childhood education units. As a result and positively, within the scope of policy and management, the municipality through Semed is organized in an attempt to comply with the guarantee of children's right to early childhood education. The number of public Municipal Centers for Early Childhood Education (CMEI) and Elementary Schools (EEF) that attend child education is significant, considering the child population demonstrating that there were effective actions to expand the public offer, maintained entirely by the municipality. In general, we can see that there is a long way to go in order to guarantee the right to access to early childhood education for all children, as provided and guaranteed in the legal documents for the area.
Palavras-chave: Arapiraca
Gestão educacional
Política
Educação infantil
Child education
Politics
Educational management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Surama Angélica da.O sistema público de educação infantil da cidade de Arapiraca/ AL. 2020. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7090
Data do documento: 14-fev-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O sistema público de educação infantil da cidade de Arapiraca - AL.pdf1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.