00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7071
Tipo: Dissertação
Título: Relações étnico-raciais na perspectiva da saúde da população negra no curso de medicina: uma análise currícular
Autor(es): Oliveira, Maria Cristina da Conceição
Primeiro Orientador: Riscado, Jorge Luís de Souza
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Vilela, Rosana Quintella Brandão
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcante, Margarete Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Clébio Correia de
Resumo: O estudo objetivou verificar a presença da temática étnico-racial no Curso de Graduação em Medicina, visando identificar abordagens sobre as Relações Étnico-Raciais e da Saúde da População Negra no Projeto Pedagógico e nos conteúdos da matriz curricular do curso. A Metodologia foi baseada no estudo documental, de caráter exploratório e qualitativo, sustentado pelas recomendações das Diretrizes Curriculares para as Relações Étnico-Raciais, da Política de Saúde Integral da População Negra e das Diretrizes Curriculares para o Curso de Medicina. A realização da pesquisa se limitou à análise crítica de documentos de um curso graduação, público, em Medicina no estado de Alagoas. Os dados foram coletados no período de agosto de 2016 a abril de 2017, e para extrair informações foi construída uma matriz instrumental a partir das categorias elegíveis: Explicitação das Relações Étnico-Raciais e a Saúde da População Negra nos Fundamentos e Justificativas para a Formação Médica; Aspectos étnico-racial afro-brasileiro nos objetivos; Habilidades e Competências; Relações Étnico-Raciais na Organização e no conteúdo, sendo a última dividida em sete subcategorias. Os dados foram analisados na perspectiva de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstraram a existência de um silenciamento acerca das relações Étnico-Raciais na estrutura do Projeto Pedagógico nos fundamentos e justificativas, bem como, nos objetivos e competências para a formação médica. Nas abordagens dos conteúdos foram encontradas citações pontuais sobre as nosologias consideradas prevalentes na população negra como a doença falciforme, diabetes mellitus, glaucoma e hipertensão arterial, para os demais assuntos não foram identificados elementos que considerem de forma explícita o viés étnico-racial ligado à Saúde da População Negra nas ementas e nos planos de disciplinas obrigatórias da graduação. Evidenciou-se que a instituição possui aspectos na organização do curso e na matriz curricular que permitem integralizar essa temática em todos os seus eixos formativos de maneira transversal. Do presente estudo emergiram dois produtos de intervenção: o primeiro foi um blog educacional, cujo objetivo é dispor para docentes e discentes do ensino na saúde subsídios para o estudo e reflexão sobre a temática Saúde da População Negra. Esta ferramenta facilita o acesso às informações e produções científicas já realizadas e dispostas na internet. O segundo produto foi uma proposta educacional que aborda recomendações para a inserção de temas sobre as Relações Étnico-Racial, ligadas à saúde da população negra, no Projeto Pedagógico do Curso - PPC, na matriz curricular e nos planos de ensino das disciplinas do curso de graduação em medicina.
Abstract: The study aimed to verify the presence of ethnic-racial themes in the Medical Graduation Course, aiming to identify approaches on Ethnic-Racial Relations and Health of the Black Population in the Pedagogical Project and in the contents of the curricular matrix of the course. The Methodology was based on an exploratory and qualitative documentary study, supported by the recommendations of the Curricular Guidelines for Ethnic-Racial Relations, the Black Population Comprehensive Health Policy and the Curriculum Guidelines for the Medicine Course. The research was limited to the critical analysis of documents of a public undergraduate course in Medicine in the State of Alagoas. The data were collected from August 2016 to April 2017, and to extract information an instrumental matrix was constructed from the eligible categories: Explicitation of Ethnic-Racial Relations and Black Population Health in the Foundations and Justifications for Medical Training ; Afro-Brazilian ethno-racial aspects in the objectives; Skills and Skills; Ethnic-Racial Relations in Organization and Content, the latter being divided into seven subcategories. The data were analyzed from a content analysis perspective. The results of the research demonstrated the existence of a silencing about Ethnic-Racial relations in the structure of the Pedagogical Project in the fundamentals and justifications, as well as in the objectives and competences for medical training. In the content approaches, specific citations were found about the nosologies considered prevalent in the black population, such as sickle cell disease, diabetes mellitus, glaucoma and arterial hypertension. For the other subjects, there were no elements that explicitly considered the ethnic-racial bias linked to Health of the Black Population in the menus and plans of compulsory undergraduate subjects. It was evidenced that the institution has aspects in the organization of the course and in the curricular matrix that allow to integrate this theme in all its formative axes in a transversal way. From the present study two intervention products emerged: the first was an educational blog, whose purpose is to provide teachers and students of health education with subsidies for the study and reflection on the theme of Health of the Black Population. This tool facilitates access to information and scientific productions already made and arranged on the internet. The second product was an educational proposal that addresses recommendations for the inclusion of themes on Ethnic-Racial Relations, related to the health of the black population, in the Pedagogical Project of the Course - PPC, in the curricular matrix and in the teaching plans of the subjects of the course graduation in medicine.
Palavras-chave: Educação médica - Análise curricular
População negra - Saúde
Etnicidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: OLIVEIRA, Maria Cristina da Conceição. Relações étnico-raciais na perspectiva da saúde da população negra no curso de medicina: uma análise currícular. 2020. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7071
Data do documento: 21-mar-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.