00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7057
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Souza, Silvana Paulina de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237683604411139pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Luciana Sedano de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3610990561935410pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Adriana Cavalcanti dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6659666517367641pt_BR
dc.creatorSilva, Tamiris de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6841739507629131pt_BR
dc.date.accessioned2020-07-14T04:28:47Z-
dc.date.available2020-07-09-
dc.date.available2020-07-14T04:28:47Z-
dc.date.issued2020-01-30-
dc.identifier.citationSILVA, Tamiris de Almeida. Ensino de ciências por investigação: contribuições da leitura para a alfabetização científica nos anos iniciais. 2020. 200 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. Contém 1 [Produto Educacional] com título: Sequência de ensino einvestigativo: como se forma um arco-íris no céupt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7057-
dc.description.abstractThis text starts from the idea of a Science Teaching that offers students the possibility of using their scientific knowledge in understanding and interacting with the world around them. The research is based on the development of an Investigative Teaching Sequence (SEI), entitled ―How does a rainbow form in the sky?‖, with students of a 5th grade elementary school class from Arapiraca-AL. The objective was to analyze the contributions of reading texts, of the legendary text genre, to the promotion of the Scientific Literacy for a 5th grade elementary school, through the didactic approach of teaching by investigation. To guide the research, we started from the following problem: What are the contributions of reading, of the legendary text genre, in promoting the Scientific Literacy for students on a 5th grade elementary school, through teaching by research? Thus, it was sought at the Qualitative Approach the methodological assumptions that consisted of an application research, using as a data collection instrument the development of the Didactic Sequence, composed of activities with open questions. The results pointed out that reading texts in science teaching allowed the inclusion of students in scientific culture through learning concepts, broadening vocabulary, understanding the nature of science, clarity about the textual legend genre, reading development and of science writing and formation of critical citizens who are aware of their rights and duties in society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciências por investigaçãopt_BR
dc.subjectSequência de ensino investigativopt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectScience teaching by researchpt_BR
dc.subjectInvestigative teaching sequencept_BR
dc.subjectScientific literacypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEnsino de ciências por investigação: contribuições da leitura para a alfabetização científica nos anos iniciaispt_BR
dc.title.alternativeResearch science teaching: reading contributions to scientific literacy in te early yearspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsse texto parte da ideia de um Ensino de Ciências que ofereça aos estudantes a possibilidade de utilização dos seus conhecimentos científicos na compreensão e na interação com o mundo a sua volta. A investigação consistiu no desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI), intitulada ―Como se forma um arco-íris no céu?‖, junto a uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Arapiraca-AL. O objetivo consistiu em analisar as contribuições da leitura de textos, do gênero textual lenda, para a promoção da Alfabetização Científica de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, por meio da abordagem didática do ensino por investigação. Para nortear a pesquisa, partiu-se da seguinte problemática: Quais as contribuições da leitura, do gênero textual lenda, na promoção da Alfabetização Científica de estudantes de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, por meio do ensino por investigação? Assim, buscou-se na Abordagem Qualitativa os pressupostos metodológicos que consistiu em uma pesquisa de aplicação, utilizando como instrumento de coleta de dados o desenvolvimento da Sequência Didática, composta por atividades com questões abertas. Os resultados apontaram que a leitura de textos, no ensino de Ciências, permitiu a inclusão dos estudantes na cultura científica por meio da aprendizagem de conceitos, ampliação de vocabulário, compreensão da natureza da Ciência, clareza acerca do gênero textual lenda, desenvolvimento da leitura e da escrita em Ciências e formação de cidadãos críticos e conhecedores de seus direitos e deveres na sociedade.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.