00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7047
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Givaldo Oliveira dos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811899043438299pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, José Isnaldo de Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3111088449226485pt_BR
dc.contributor.referee2Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.contributor.referee3Barros, Amauri da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673pt_BR
dc.creatorSouza, Cristiane Maria das Chagas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1588682818550511pt_BR
dc.date.accessioned2020-07-09T02:19:08Z-
dc.date.available2020-07-09T02:19:08Z-
dc.date.issued2018-07-31-
dc.identifier.citationSOUZA, Cristiane Maria das Chagas. A educação financeira nos anos iniciais: conteúdos, metodologias e contextualizações nas coleções didáticas de matemática do PNLD/2016 de escolas municipais. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. Contém 1 [Produto Educacional] com título: Orientações didáticas para professores dos anos iniciais - Educação financeira: ampliando saberes no ensino em matemática.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7047-
dc.description.abstractThis study is the result of an analysis of the presence of Financial Education in Mathematics Education in the PNLD 2016 Didactic Collections, considering that these are important pedagogical tools that are available to teachers and students and that reside in the same innumerable possibilities that contribute to the development of Financial Education in the initial years of Elementary School. Financial Education is a contemporary theme of great importance for the present day, once it proposes several reflections about how people should manage their finances, make plans for themselves and their families, have a discernment between buying and saving and having a excellent vision about sustainability, although little suggested by didactic collections. This concern led us to develop this work in order to analyze the presence of Financial Education, considering the contents, methodologies and contextualizations in the didactic collections of Mathematics, adopted by the Municipal Schools of União dos Palmares - AL. For this purpose, a documentary research was carried out, which included the contributions of the official guidelines, the collection of the PNLD/2016 Mathematical Didactic Collections and several authors that recognize the responsibility that is imposed on the school in relation to Financial Education. The results of the research were consolidated in analytical tables, considering the quantitative and qualitative presence of Financial Education in the pages of the investigated books and books of the teacher, and point out the need to review the importance of this theme in all the analyzed collections, since the they treat in a very superficial way, or they do not deal with Financial Education. The PNLD Mathematics Didactic Collections need to recognize this theme more efficiently and future perspectives in this regard are based on the National Curricular Common Base that points to one of the contemporary themes of Financial Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.subjectEnsino em matemáticapt_BR
dc.subjectColeções didáticaspt_BR
dc.subjectFinancial Educationpt_BR
dc.subjectTeaching in mathematicspt_BR
dc.subjectDidactic collectionspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA educação financeira nos anos iniciais: conteúdos, metodologias e contextualizações nas coleções didáticas de matemática do PNLD/2016 de escolas municipaispt_BR
dc.title.alternativeFinancial education in the early years: contents, methodologies and contextualiations in the didactic collections of PNLD/ 2016 mathematics of municipal schoolspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste estudo é resultado de uma análise sobre a presença da Educação Financeira no Ensino em Matemática nas Coleções Didáticas do PNLD 2016 por considerar que estas são importantes instrumentos pedagógicos que estão disponíveis para professores e estudantes e que residem nas mesmas inúmeras possibilidades que contribuir com o desenvolvimento da Educação Financeira nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A Educação Financeira é um tema contemporâneo de muita importância para os dias atuais, uma vez propõe diversas reflexões acerca de como as pessoas devem gerir suas finanças, realizar planejamentos em prol de si e de sua família, ter discernimento entre comprar e poupar e ter uma excelente visão sobre sustentabilidade, embora pouco sugerido pelas coleções didáticas. Essa inquietação nos levou a desenvolver esse trabalho tendo como objetivo analisar a presença da Educação Financeira, considerando os conteúdos, metodologias e contextualizações nas coleções didáticas de Matemática, adotadas pelas Escolas Municipais de União dos Palmares - AL. Para tal foi realizada uma pesquisa documental que contou com as contribuições das orientações oficiais, do acervo das Coleções Didáticas de Matemática PNLD/2016 e de vários autores que reconhecem a responsabilidade que se impõe à escola em relação à Educação Financeira. Os resultados da pesquisa foram consolidados em quadros analíticos, considerando presença quantitativa e qualitativa da Educação Financeira nas páginas dos livros e manuais do professor investigadas, e apontam para a necessidade de se rever a importância desse tema em todas as coleções analisadas, uma vez que as mesmas tratam de modo muito superficial, ou nada tratam sobre a Educação Financeira. As Coleções Didáticas de Matemática do PNLD precisam reconhecer esse tema com mais eficiência e as perspectivas futuras nesse sentido se apoiam na Base Nacional Comum Curricular que aponta como um dos temas contemporâneos à Educação Financeira.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.