00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7042
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1312070903160476pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Aline Nunes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8728355111418318pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Adriana Cavalcanti dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6659666517367641pt_BR
dc.contributor.referee3Zozzoli, Rita Maria Diniz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4434022240410006pt_BR
dc.creatorEspírito Santo, Joseane dos Santos do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4965288795872880pt_BR
dc.date.accessioned2020-07-01T04:57:28Z-
dc.date.available2020-06-15-
dc.date.available2020-07-01T04:57:28Z-
dc.date.issued2019-10-24-
dc.identifier.citationESPÍRITO SANTO, Joseane dos Santos do. Discursos envolventes no ensino da língua portuguesa escrita para surdos em uma escola comum: análise linguístico-discursiva. 2020. 144 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7042-
dc.description.abstractThe present research reflected on the discourses’ implications that were naturalized in Portuguese teaching practices for deaf students in the common school, from the perspective of Inclusive Education (SALAMANCA, 1994; MANTOAN, 2006; BRAZIL, 2015). We understand that language practices in their different modalities need a reflection on them, based on the research of linguistic-discursive practices offered to these students. Anchored in Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006), this research departs from the discourses (BAKHTIN, 2003, 2006, SOUTO MAOR, 2009) presents in language teaching and learning practices as well as the possible implications on language teaching for the Deaf students. The methodological approach of the study is qualitative (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), ethnographic in nature (MOUREIRA, 2011), with actions carried out within the case study mode (GIL, 2007, 2008). The research was conducted in the city of Maceió - AL, in a school of the state basic education, with a listener teacher, who teaches the Portuguese Language discipline in a mixed class with deaf and hearing students in 2017. For development We used the following data collection procedures: bibliographic research, documentary research, questionnaire and interview application. This research is necessary to understand the engaging discourses present in the process of teaching a second language, which redefine the binary idea of normality and cause implications on the process and practices of teaching and learning of deaf students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguística Aplicadapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEngaging Speechespt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectPortuguese Languagept_BR
dc.subjectDeaf peoplept_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleDiscursos envolventes no ensino da língua portuguesa escrita para surdos em uma escola comum: análise linguístico-discursivapt_BR
dc.title.alternativeInvolving speeches in portuguese language teaching for the deaf in a common scholl : linguistic-discursive analysispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa refletiu sobre as implicações dos discursos que foram naturalizados nas práticas de ensino de Língua Portuguesa para estudantes Surdos na escola comum, na perspectiva de Educação Inclusiva (SALAMANCA, 1994; MANTOAN, 2006; BRASIL, 2015). Entendemos que as práticas de linguagem em suas diferentes modalidades necessitam de uma reflexão sobre elas, a partir das pesquisas das práticas linguístico-discursivas oferecidas a esses estudantes. Ancorada na Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), essa pesquisa parte dos discursos (BAKHTIN, 2003, 2006, SOUTO MAIOR, 2009) presentes nas práticas de ensino e aprendizagem de línguas, bem como as possíveis implicações no ensino de línguas para o sujeito Surdo. A abordagem metodológica do estudo é qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), de cunho etnográfico (MOUREIRA, 2011), com ações efetuadas dentro da modalidade estudo de caso (GIL, 2007, 2008). A pesquisa foi realizada no município de Maceió - AL, em uma escola da rede estadual de educação básica, com uma professora ouvinte, que ministra a disciplina de Língua Portuguesa em uma turma mista com estudantes Surdos e ouvintes no ano de 2017. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizamos os seguintes procedimentos de coleta de dados: pesquisa documental, diário de campo, aplicação de questionário e de entrevista. Essa pesquisa fez-se necessária para percebemos os discursos envolventes presentes no processo de ensino de uma segunda língua, os quais ressignificam a ideia binária de normalidade e causam implicações no processo e nas práticas de ensino e aprendizagem dos estudantes surdos. Nas análises, notou-se a presença de Discursos Envolventes (SOUTO MAIOR, 2009) que aclamam uma educação inclusiva e igualitária, mas revelam práticas que colocam os sujeitos surdos à margem da sociedade e negam-lhes seus direitos linguísticos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.